Com o lançamento da primeira geração do Fiat Punto em 1993, desenhado por Giorgetto Giugiaro com o objectivo de substituir o velhinho Uno, a Fiat, tal como era habitual na marca italiana, desafiava os vários carroçadores italianos para produzirem versões diferentes do seu novo modelo, de forma a serem apresentados no Salão de Turim de 1994.
A Bertone, que estava já responsável pelo desenho e produção do Punto Cabrio, decidiu transformar o modelo descapotável num elegante coupé, construindo um protótipo completamente funcional e pronto para a produção, designado por Punto Racer.
Este automóvel de 2+2 lugares utiliza a mecânica do Punto GT, o motor de quatro cilindros em linha sobrealimento de 1,4L de cilindrada, capaz de produzir 133cv de potência.
Era sem dúvida uma excelente aposta, sendo nos dias de hoje uma pena a Fiat não ter avançado para a produção, até porque os custos seriam previsivelmente reduzidos, uma vez que utilizava grande parte dos componentes do Punto Cabrio.



