Protótipo do Dia: Suzuki C2

18/01/2024

No Salão Automóvel de Frankfurt de 1997, a Suzuki apresentou um protótipo de um automóvel desportivo de dois lugares e duas portas, designado por Suzuki C2. Posteriormente, foi também mostrado no Salão de Tokyo de 1997. Este protótipo revelava o que poderia ser a evolução ou o sucessor do Suzuki Cappuccino, num segmento acima dos famosos kei cars.

Montado à frente, estava o bastante complexo motor V8 de 1.6L de cilindrada, 32 válvulas, dupla árvore de cames em cada cabeça e sistema Twin-turbo, que produzia 253cv às 7.000rpm e 284Nm de binário às 4.000rpm. A potência era enviada para as rodas traseiras através de uma caixa automática de cinco velocidades, no entanto, se o modelo avançasse para a produção, iria estar disponível uma caixa manual de seis velocidades. O C2 tinha pneus 205/50R16 nas jantes brancas, e o seu peso total era de apenas 848kg.

Considerando que o Suzuki C2 foi desenhado em 1997, tinha um estilo bastante moderno para a época. A forma básica e linhas limpas da grelha, juntamente com os faróis de três focos dão um ar bastante agradável, assim como a secção traseira, com as duas saídas de escape no pára-choques. O tejadilho do protótipo tem bastante flexibilidade devido ao seu design inteligente, que o podia tornar num coupé, num descapotável, ou removendo a zona central, num targa, tal como acontecia no Cappuccino.

Infelizmente, o Suzuki C2 não passou para a fase de produção, acabando por permanecer somente como protótipo.

suzuki_682
suzuki_745
1997 Suzuki C2_04
1997 Suzuki C2_03
1997 Suzuki C2_05 (Frankfurt)
1997 Suzuki C2_07 (Tokyo)