Pilotado pelo britânico David Pittard, vencedor das 24 Horas de Nürburgring de 2023, o Xiaomi SU/ Ultra completou uma volta ao circuito em 6:46.874 à primeira tentativa.
O recorde chegou no momento exato, uma vez que a versão de produção do SU7 Ultra será apresentada hoje em Pequim, devendo chegar ao mercado chinês já no próximo ano.
O fundador, presidente e diretor executivo da Xiaomi, Lei Jun, revelou o protótipo do SU7 Ultra durante o seu discurso anual a 19 de julho, afirmando que se baseia no SU7 e que foi concebido para o desempenho e para a pista.
O protótipo SU7 Ultra é alimentado pelo motor V8s da Xiaomi que gira a 27.200 rpm e fornece 1.548 cavalos de potência.O modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 1,97 segundos e pode acelerar de 0 a 200 km/h em 5,96, com uma velocidade máxima de mais de 350 km/h.
O teste de Nürburgring estava inicialmente previsto para decorrer a 9 e 10 de outubro, datas que tinham sido marcadas pela Xiaomi EV (a divisão de automóveis elétricos da marca tecnológica) logo em janeiro, mas a chuva fez abortar a primeira tentativa.
A 24 de outubro, a direção do circuito deu uma janela de uma hora entre as 11h e as 12h de dia 28, para que o teste se realizasse.
O protótipo SU7 Ultra arrancou às 11h50, hora local, do dia 28 de outubro e completou a sua volta às 11h56, a 46,874 segundos da linha de partida.
Desde 2014, apenas sete veículos exclusivamente elétricos conseguiram entrar na lista de Nürburgring. O plano de desafio da Xiaomi EV está dividido em duas fases: a primeira fase, agora concretizada, envolveu a utilização do SU7 Ultra protótipo e tinha como objetivo desafiar os recordes de voltas de não produção em Nürburgring, o que foi conseguido.
A segunda fase visa a utilização de um modelo de produção para atingir oficialmente os recordes de voltas de carros de produção em Nürburgring e a tentativa vai realizar-se em 2025.
O protótipo Xiaomi SU7 Ultra Prototype,que bateu o recorde de Nürburgring para carros de quatro portas, está equipado pela primeira vez com um motor V8s desenvolvido pela própria Xiaomi EV e possui um sistema de tração integral tri-motor composto por dois V8s e um V6s, fornecendo uma potência máxima combinada de 1548 cv.
A versão de produção do Xiaomi SU7 Ultra, que chegará ao mercado chinês no primeiro semestre de 2025, apresentará a mesma estrutura de chassis, motores triplos e bateria que o protótipo, disse Lei Lei Jun num streaming a 23 de julho.