Chama-se Tesla Bot e é um robô que usa Inteligência Artificial para substituir os humanos em trabalhos perigosos.
Depois dos carros e dos camiões autónomos, das naves da SpaceX e da sua própria tequila, Elon Musk já prepara o seu próximo lançamento: um robô humanóide que vai usar Inteligência Artificial para “eliminar os trabalhos perigosos, repetitivos ou aborrecidos” para humanos. O líder da marca californiana de elétricos confirmou que o primeiro protótipo do Tesla Bot será apresentado “algures no próximo ano”, incorporando muitas das tecnologias que são usadas nos carros, desde sensores, redes neurais e, claro, as baterias e sistemas elétricos.
Sem revelar muitos mais pormenores sobre o concept, Musk indicou que este primeiro Tesla com pernas para andar vai um ecrã no lugar do “rosto”, onde serão projetadas todas as informações úteis e mais revelantes. Terá a figura de um humano de estatura média, com uma altura de 1,76m e 57kg de peso, sendo capaz de transportar volumes até 20kg.
Numa altura em que se discute sobre a ausência de legislação no mundo para a Inteligência Artificial, o milionário assegura que o seu Bot será “pacífico”, garantido ainda que não será difícil de dominá-lo pela força e ou fugir dele. “Quem conseguir correr a mais de 8 km/h não terá qualquer problema”.
“Não que isso venha a ser importante, mas nunca se sabe…”, brincou.
O robô bípede, de forma semelhante à dos humanos, vai ter vários usos possíveis, desde as funções mais utilitárias, em tarefas repetitivas nas linhas de montagem de uma fábrica, por exemplo, ou como auxiliar em operações de salvamento, em situações difíceis ou perigosas para as pessoas, como são os casos de desastres naturais, de furacões e de tremores de terra.