Pu+Ra HPE: O renascimento da Lancia para um futuro puramente elétrico

21/04/2023

Sem o Renascimento italiano, a História de Arte mundial não seria como hoje a conhecemos e, certamente, não teríamos muitas das mais belas obras de arte criadas pelo Homem. Herdeiros deste legado, os fabricantes de automóveis italianos sempre consideraram as suas criações muito mais do que prosaicos meios de transporte. A possibilidade de apreciar a beleza das suas linhas foi sempre um elemento fundamental.

 

Em 2017, a centenária Lancia cessou a sua operação fora de Itália, onde continuou a comercializar apenas o modelo Ypsilon. Agora, está de volta, reinventando-se para o futuro, com um manifesto que foi revelado em solo italiano, numa iniciativa inserida, e bem, durante a semana de design de Milão. Na base deste renascimento está o concept Pu+Ra HPE – de acordo com a nova linguagem de design da marca significa “puro” e “radical”, enquanto “HPE” se traduz em “High Performance Electric”.

Pu+Ra HPE significa “puro” e “radical”, e “HPE”, “High Performance Electric”

Este conceito funcional – que infelizmente não entrará em produção – concentra tudo o que a Lancia pretende introduzir nos modelos que irá colocar nas estradas durante os próximos anos. Dessa forma, o Pu+Ra HPE é um automóvel 100% elétrico com uma ambiciosa autonomia de 700 quilómetros, bem como pouco mais de dez minutos para o carregamento e um consumo energético inferior a 10 kWh/km.

O design serve-se de formas geométricas puras para evocar o passado, definindo o futuro da insígnia. Na frente, a histórica grelha da Lancia tem agora três raios em LED que passam a fazer parte da assinatura luminosa. Quem se lembrar de alguns dos seus modelos mais icónicos, reconhecerá com certeza a inspiração do Stratos, especialmente nos farolins traseiros circulares.

O interior, com muita luz natural, foi concebido em parceria com outro centenário, o fabricante de móveis italiano Cassina. Segundo a marca, o objetivo foi criar um ambiente eclético, mas acolhedor, com recurso a materiais inovadores e sustentáveis. O resultado é expresso em soluções como uma mesa de café central multifuncional, nos tapetes circulares em lã natural ou nos bancos da frente, inspirados nas poltronas Maralunga, desenhadas por Vico Magistretti, nos anos 1970, para a Cassina.

A tecnologia a bordo do Pu+Ra HPE integra a solução S.A.L.A. (Sound Air Light Augmentation). Na prática, o seu interface virtual, minimalista e inteligente, permite ao condutor e aos passageiros controlarem as funções de áudio, da climatização e iluminação simplesmente tocando em botões ou por comandos de voz.

O caminho para chegar aos objetivos anunciados tem um calendário de uma década, que será cumprido em diversas etapas.

“A Lancia apresenta hoje o Pu+Ra HPE, o manifesto para os próximos dez anos, que transporta a marca para a nova era da mobilidade elétrica e sumariza o nosso modo de conceber e experienciar o automóvel. Começando com o novo Ypsilon, os nossos automóveis do futuro serão inspirados pelo Pu+Ra HPE”, apresentou Luca Napolitano, CEO da Lancia. À coqueluche, o novo Ypsilon, caberá a responsabilidade de dar início ao renascimento da Lancia já em 2024, em simultâneo com uma versão híbrida e outra puramente elétrica.

O Ypsilon será o último modelo de combustão da Lancia

O Ypsilon será ainda o último modelo de combustão da Lancia, que pretende fabricar veículos exclusivamente elétricos a partir de 2028. De acordo com David Correia, brand manager da marca em Portugal, o regresso ao nosso país acontecerá, ao mesmo tempo, com o lançamento da nova geração do utilitário.