Q6 Sportback e-tron: O formato mais desportivo chega ao SUV da Audi

20/10/2024

O Q6 Sportback e-tron adota uma das carroçarias mais populares entre os clientes. O poderoso e icónico design SUV típico da Audi no Q6 SUV e-tron é complementado pela essência das características de um Sportback.

 

As proporções quase perfeitas são ainda mais evidentes. O resultado é uma silhueta mais progressiva e desportiva que irá apelar especialmente aos clientes orientados para o design. O Q6 Sportback e-tron, que apresenta os conhecidos pontos fortes da PPE em termos de performance, autonomia, eficiência e carregamento, é mais um exemplo da versatilidade da Plataforma Premium Elétrica. Graças ao design dinâmico da traseira e às vantagens aerodinâmicas daí resultantes, o Q6 Sportback e-tron performance é o campeão de autonomia da gama Q6, com uma autonomia de até 656 quilómetros.

A Audi vai apresentar o Q6 Sportback e-tron ao público, pela primeira vez, no Salão Automóvel de Paris 2024. “O novo modelo demonstra a versatilidade da nossa nova geração de veículos elétricos”, afirma Gernot Döllner, CEO da AUDI AG. “A variante Sportback é o próximo passo na expansão da nossa oferta de modelos elétricos. O Audi Q6 Sportback e-tron combina os pontos fortes dos nossos novos modelos elétricos – eficiência, autonomia e performance – com o design distinto e funcional da sua carroçaria.”

O Sportback, de aspeto dinâmico, combina a amplitude de um SUV com a elegância de um coupé. Desportivo e expressivo, o automóvel elétrico possui uma bagageira de 511 litros e um frunk de 64 litros. Mediante o rebatimento dos bancos traseiros, a bagageira aumenta para 1.373 litros. A longa distância entre eixos de 2.899 milímetros permite um amplo espaço no interior, mesmo nos lugares traseiros, e o Q6 Sportback e-tron dispõe de 25 litros úteis de espaço de arrumação. A elevada capacidade de reboque de até 2.400 kg no Q6 Sportback e-tron quattro (2.000 kg nas outras variantes de tração) é sinónimo de uma adequação sem compromissos à utilização quotidiana.

A partir do lançamento no mercado do Q6 Sportback estará disponível uma nova variante de bateria com dez módulos e uma capacidade bruta de 83 kWh (útil: 75,8 kWh), extensível à carroçaria SUV do Q6. Isto significa que, para além da variante de tração integral e do modelo S, o Q6 Sportback e-tron está disponível em duas variantes de tração traseira.

Graças à aerodinâmica da carroçaria, com um cd de 0,26 (variante SUV: 0,28) e a uma bateria de grandes dimensões com uma capacidade total de 100 kWh (útil: 94,9 kWh), o Q6 Sportback e-tron performance com 4.771 milímetros de comprimento, 1.965 milímetros de largura (sem espelhos) e 1.665 milímetros de altura (37 mm mais baixo do que a variante SUV) tem uma autonomia de até 656 quilómetros: a maior da gama Q6 e-tron.

O design exterior evocativo acentua o carácter desportivo

Fazendo eco da icónica primeira geração do Audi TT Coupé, a linha de tejadilho inclinada do Sportback realça a sua estética desportiva. A silhueta do veículo flui graciosamente, assemelhando-se a uma gota de água aerodinâmica. A equipa de design recriou todo o aro do tejadilho, a partir do pilar A, resultando num Sportback 37 milímetros mais baixo do que a variante SUV. Este ajuste funde as proporções clássicas de um SUV com o dinamismo e a elegância exclusivos do formato Sportback. Como resultado, o Q6 Sportback e-tron exala um desportivismo inconfundível, mesmo quando está parado.

Um interior meticulosamente adaptado aos ocupantes

O interior do Q6 Sportback e-tron está orientado para as necessidades dos seus ocupantes. As propriedades dos materiais foram cuidadosamente consideradas desde as fases iniciais do design interior. Juntamente com o ecrã panorâmico Audi MMI e o ecrã de passageiros MMI, criam um palco digital visualmente marcante. O design interior de alto contraste coloca intencionalmente elementos em primeiro ou segundo plano, resultando numa arquitetura espacial tridimensional que equilibra a estética e a ergonomia à medida dos ocupantes.

Uma gama completa de variantes de tração e de bateria disponível desde o lançamento

Estão disponíveis duas opções de bateria e duas motorizações para o Q6 Sportback e-tron. Com a sua bateria de alta voltagem de 83 kWh (úteis: 75,8 kWh), mesmo a variante de entrada de gama do Sportback elétrico apresenta um desempenho de condução seguro. O Q6 Sportback e-tron de tração traseira (consumo de energia combinado em kWh/100 km: 17,7-15,6; emissões combinadas de CO2 em g/km: 0) tem uma potência de 185 kW (252 cv) e acelera dos 0 aos 100 km/h em 7,0 segundos no modo Launch Control.

O motor elétrico do Audi Q6 Sportback e-tron performance de tração traseira (consumo combinado de energia em kWh/100 km: 18,3-16,1; emissões combinadas de CO2 em g/km: 0) com a sua bateria de 100 kWh (úteis: 94,9 kWh) tem uma potência de 225 kW (306 cv) e vai dos 0 aos 100 km/h em 6,6 segundos no modo Launch Control. Com uma potência de 285 kW (387 cv), o Q6 Sportback e-tron quattro (consumo de energia combinado em kWh/100 km: 18,9-16,6; emissões combinadas de CO2 em g/km: 0) precisa de 5,9 segundos para fazer o sprint.

A versão mais potente, o SQ6 Sportback e-tron (consumo de energia combinado em kWh/100 km: 18,0-17,2; emissões combinadas de CO2 em g/km: 0) propõe 360 kW (489 cv) com os seus dois motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro atinge os 100 km/h em apenas 4,3 segundos no modo Launch Control.

A bateria de grandes dimensões confere ao Audi Q6 Sportback e-tron performance de tração traseira uma autonomia de até 656 quilómetros. Com uma bateria de 83 kWh, tem uma autonomia de até 545 quilómetros. O modelo com tração integral percorre até 636 quilómetros, enquanto o SQ6 Sportback e-tron com tração integral tem uma autonomia de 607 quilómetros.

Todas as variantes do Q6 Sportback têm uma velocidade máxima fixa de 210 km/h. O SQ6 Sportback e-tron (consumo de energia combinado em kWh/100 km: 18,0-17,2; emissões combinadas de CO2 em g/km atinge um máximo de 230 km/h.

A sofisticada gestão térmica das baterias HV e o sistema elétrico de 800 volts permitem um desempenho de carga impressionante. Por exemplo, o Audi Q6 Sportback e-tron performance necessita apenas de dez minutos numa estação de carregamento rápido para recuperar 265 quilómetros de autonomia com uma potência máxima de carregamento de 270 kW em condições ideais. A bateria de alta tensão demora apenas 22 minutos a carregar de 10 a 80%. O modelo S também carrega até 270 kW, enquanto as variantes de tração traseira carregam numa estação de carregamento rápido até 260 kW (com a bateria de 100 kWh) ou 225 kW (com a bateria de 83 kWh).

Dinâmica que combina com o carácter desportivo do Sportback

A Audi redesenhou a maioria dos sistemas de suspensão e componentes para a gama Q6 e-tron. O eixo dianteiro redesenhado influencia significativamente a condução do Sportback. Tal como no SUV, os braços da suspensão do Sportback estão posicionados à frente dos tirantes no sentido da marcha. A cinemática otimizada do eixo permite uma melhoria notável da dinâmica e, simultaneamente, melhora a resposta da direção, sobretudo graças ao facto de a subestrutura manter a direção firmemente no lugar, tornando o veículo muito mais ágil.

O novo sistema de amortecimento FSD (Frequency Selective Damping) faz com que o Audi Q6 Sportback e-tron abrace a estrada. É necessário um maior amortecimento para proporcionar um maior conforto em determinadas situações de condução; por exemplo, ao conduzir sobre pisos irregulares (como empedrados), o sistema adapta-se em conformidade para controlar o movimento da carroçaria. A suspensão pneumática adaptativa com amortecimento pilotado compensa a carga através do controlo de nível da altura para manter uma condução uniforme, mesmo face a condições de utilização mais exigentes.

Cinco estrelas no Euro NCAP e “Best in Class” para segurança infantil

O Q6 e-tron recebeu a classificação máxima de cinco estrelas do Euro NCAP (Programa Europeu de Avaliação de Automóveis Novos), a famosa organização europeia de proteção do consumidor. O veículo foi avaliado e obteve excelentes resultados nas categorias Proteção dos Ocupantes Adultos, Proteção dos Ocupantes Crianças, Utilizadores Vulneráveis da Estrada e Assistência à Segurança. O Q6 e-tron recebeu uma pontuação quase perfeita de 91% para a Proteção do Ocupante Adulto, indicando que fornece uma proteção ótima. Pela primeira vez, um modelo Audi foi avaliado pelas suas características de segurança pós-colisão (incluindo fichas de dados de salvamento para socorristas e eCall), tendo o Q6 e-tron recebido uma classificação excelente.

Tecnologia de iluminação de última geração

A assinatura de luz digital ativa representa um design único e uma estética exclusiva da Audi. As luzes traseiras OLED digitais de segunda geração, opcionais, têm seis painéis OLED de 360 segmentos que usam um algoritmo especialmente desenvolvido para gerar uma nova imagem a cada dez milissegundos, dando às luzes uma aparência vibrante e inteligente. Na frente, a assinatura de luz digital ativa é gerada através da interação do algoritmo com doze segmentos reguláveis. Na parte de trás, são utilizados todos os segmentos OLED digitais. Os segmentos de luz individuais interagem de modo que a imagem global da assinatura luminosa não varie em intensidade de luz.

O palco digital: o novo conceito de ecrã e de funcionamento

Tal como o irmão SUV, o Q6 Sportback e-tron e os novos A6 e-tron, A5 e Q5, incluem um novo conceito de ecrã e de operacionalidade. Acima do soft wrap, o palco digital com o ecrã panorâmico Audi MMI e o ecrã de passageiros MMI domina o interior. O ecrã panorâmico Audi MMI, fino e independente, apresenta um design curvo e tecnologia OLED. É composto por um Audi virtual cockpit de 11,9’’ e um ecrã tátil MMI de 14,5’’. O palco digital é complementado por um opcional ecrã MMI para passageiros, de 10,9’’, com modo de privacidade ativa.

O opcional head-up display de realidade aumentada (AR HuD) representa um grande avanço na tecnologia de ecrã da Audi. Este ecrã inovador projeta um plano de imagem grande e inclinado no para-brisas, fornecendo informações essenciais ao condutor, como velocidade, sinais de trânsito, assistência e ícones de navegação. A inclinação para a frente do plano de imagem melhora a experiência de RA, alinhando-a com o foco natural do olho humano. Esta inclinação, combinada com a grande distância da imagem virtual, cria a impressão de que os itens apresentados flutuam até 200 metros de distância e interagem diretamente com o ambiente. Do ponto de vista do condutor, o campo de visão do conteúdo AR abrange uma diagonal de aproximadamente 88 polegadas.

O novo assistente de voz reconhece mais de 800 comandos. Tendo sido expandido com ChatGPT, o Audi assistant reconhece automaticamente se deve executar uma função do veículo, procurar um destino ou, por exemplo, fornecer uma previsão do tempo. O sistema Audi só encaminha as consultas para o ChatGPT quando não consegue responder a perguntas de conhecimento geral. Os passageiros desfrutam de uma experiência perfeita, uma vez que todas as funções estão integradas no Audi Assistant. Além disso, o ChatGPT nunca tem acesso aos dados do veículo. Todas as perguntas e respostas são eliminadas no interesse da proteção de dados. A base para esta característica é a solução Cerence Chat Pro do especialista em software Cerence, que incorpora numerosas fontes, incluindo o ChatGPT.

O novo sistema de infotainment utiliza pela primeira vez o sistema operativo Android Automotive OS. Vem com os mais recentes serviços Audi connect, como o atualizado planeador de rotas e-tron. Aplicações populares, como o YouTube, estão disponíveis através da loja de aplicações incorporada diretamente no MMI, eliminando a necessidade de um smartphone. Novas aplicações que estarão disponíveis regularmente maximizam a funcionalidade digital no Q6 Sportback e-tron.

O Sistema de Som Premium Bang & Olufsen proporciona uma soberba experiência de som 3D. Um amplificador altamente eficiente no coração do sistema aciona 20 altifalantes com uma potência total de 830 watts. Quatro altifalantes estão integrados nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros, permitindo à Audi introduzir pela primeira vez as chamadas zonas de som.