Quadvelo: Mais de 10 mil euros por um carro a pedais?

04/12/2023

Carro a pedais ou bicicleta elétrica com quatro rodas, o Quadvelo está disponível a partir de 9900 euros, sem portas, que são ‘extra’, por mais 1100 euros.

Classificar o Quadvelo como um carro a pedais é, claramente, um exagero, mas é assim que a empresa belga Eurocircuits está a promover a sua nova proposta de mobilidade urbana, um veículo que combina as melhores características das bicicletas urbanas com a comodidade dos automóveis, com uma carroçaria em fibra de vidro sobre uma estrutura de alumínio reforçado, com duas portas opcionais e amovíveis e um portão traseiro que dá acesso ao compartimento da mala, onde pode ser montada uma cadeirinha de criança.

O Quadvelo tem quatro rodas com pneus de bicicleta resistentes a furos, em jantes de 20 polegadas, travões de tambores Sturmey Archer à frente e atrás (discos Tektro nas quatro rodas, por 1350 euros) e assistência elétrica por motor Sachs RS 925 que amplifica a força de pedalada do condutor. A marca anuncia 112 Nm, o que permite atingir uma velocidade assistida eletricamente de até 25 km/h. Com uma única carga da bateria de lítio de 48 V/17 Ah, você pode viajar até 75 km, número que duplica com uma segunda bateria opcional.

O Quadvelo, com portas e bateria incluídas, mede 2,50 m de comprimento, 84 cm de largura e 1,33 m de altura, e pesa 95 kg. A lotação é para um condutor e 200 kg de carga.

Os preços arrancam nos 9900 euros, mas a lista equipamentos opcionais, altamente recomendáveis, inclui as duas portas laterais (1100 euros), limpa para-brisas dianteiro (50 euros), bateria de substituição (850 euros) e pintura da carroçaria personalizada (400 euros).