Quais são os automóveis 100% elétricos menos poluentes? A interrogação parece descabida, atendendo a que os veículos elétricos a bateria (BEV) têm emissões zero locais. No entanto, o clube automóvel alemão ADAC olhou também para o ciclo de produção dos 100% elétricos, “well-to-wheel” (da fonte à roda), para construir um ranking, o ADAC Ecotest.
Daí que nesta classificação, os 100% elétricos aparecem com valores para CO₂ e emissões de poluentes.
O Ecotest inclui todo o tipo de motorizações, mas neste artigo do Welectric sobre esta classificação da ADAC, cingimo-nos aos elétricos.
No ADAC Ecotest, o foco das medições está em dois componentes diferentes:• De um lado, poluentes como monóxido de carbono (CO), partículas ou óxidos de nitrogénio (NOx), os quais são prejudiciais à saúde.
• Por outro lado, a emissão do gás de efeito estufa CO₂ que atua como um gás de efeito estufa na atmosfera e é um dos principais responsáveis para as mudanças climáticas.
Quanto menos dos dois tipos de emissões são libertados, mais pontos um veículo pode ganhar neste ADAC Ecotest: um máximo de 50 pontos na categoria de poluentes, 60 pontos em CO₂. Os valores são convertidos numa classificação de estrelas: uma estrela é dada aos piores, cinco estrelas são dadas aos melhores.
Esta análise contabiliza a energia (e, portanto, as emissões de CO₂ e poluentes) necessária para produzir o “combustível” dos automóveis – seja eletricidade, gasolina ou gasóleo.
FORAM ANALISADOS 94 VEÍCULOS, 38 DOS QUAIS 100% ELÉTRICOS.
Esta foi a classificação geral:
Marca
Modelo
Tipo de motor
Potência kW
Ecoteste CO2 (well-to-wheel)
Estrelas
Pontos CO2
Pontos Poluentes
Pontos total
Hyundai
IONIQ 6 (77,4 kWh)
Elétrico
168
77
★★★★★
58
49
107
Fiat
500e (23,8 kWh)
Elétrico
70
80
★★★★★
57
48
105
Opel
Astra Elétrico
Elétrico
115
82
★★★★★
56
47
103
Citroën
e-C4 X 136
Elétrico
100
84
★★★★★
55
46
101
Dacia
Spring Electric 65
Elétrico
48
84
★★★★★
55
46
101
Fiat
500e (42 kWh)
Elétrico
87
86
★★★★★
55
46
101
Toyota
bZ4X
Elétrico
150
85
★★★★★
55
46
101
Polestar
2 Single Motor Long Range (82 kWh)
Elétrico
220
87
★★★★★
54
45
99
Renault
Twingo E-TECH Elétrico
Elétrico
60
88
★★★★★
54
44
98
Hyundai
IONIQ 6 (77,4 kWh)
Elétrico
239
91
★★★★★
53
43
96
Hyundai
IONIQ 5 (77,4 kWh)
Elétrico
168
91
★★★★★
53
43
96
Jeep
Avenger Elétrico
Elétrico
115
92
★★★★★
53
43
96
Aiways
U6
Elétrico
160
93
★★★★★
52
43
95
Hyundai
Kauai Elétrico (65,4 kWh)
Elétrico
160
94
★★★★★
52
43
95
Volvo
XC40 Recharge Pure Electric Single Motor Max. Range
Elétrico
185
95
★★★★★
52
42
94
VW
ID.3 Pro S
Elétrico
150
96
★★★★★
51
42
93
Hyundai
IONIQ 5 (77,4 kWh)
Elétrico
239
97
★★★★★
51
41
92
BYD
Atto 3
Elétrico
150
98
★★★★★
51
41
92
MG
ZS EV Max. Range
Elétrico
115
98
★★★★★
51
41
92
NIO
ET5 (100 kWh)
Elétrico
360
98
★★★★★
51
41
92
Mazda
2 Híbrido
Híbrido
135
121
★★★★★
43
49
92
BMW
iX1 xDrive30
Elétrico
230
100
★★★★★
50
40
90
ORA
Funky Cat (63 kWh)
Elétrico
126
100
★★★★★
50
40
90
Subaru
Solterra
Elétrico
160
100
★★★★★
50
40
90
NIO
ET5 Touring (100 kWh)
Elétrico
360
100
★★★★★
50
40
90
Suzuki
Swace 1.8 Híbrido
Híbrido
103
130
★★★★★
40
50
90
NIO
ET7 (100 kWh)
Elétrico
480
102
★★★★
49
39
88
Smart
#1
Elétrico
200
103
★★★★
49
39
88
Skoda
Enyaq iV RS
Elétrico
220
103
★★★★
49
39
88
Cupra
Born e-Boost (58 kWh)
Elétrico
170
106
★★★★
48
38
86
Tesla
Model Y Max. Range
Elétrico
378
106
★★★★
48
38
86
Toyota
Corolla Touring Sports 1.8 Híbrido
Híbrido
103
138
★★★★
37
49
86
Mitsubishi
Space Star 1.2
Gasolina
52
143
★★★★
36
50
86
Nissan
Ariya (63 kWh)
Elétrico
160
107
★★★★
48
37
85
Skoda
Fabia 1.0 TSI
Gasolina
70
148
★★★★
34
50
84
BMW
i7 xDrive60
Elétrico
400
110
★★★★
47
36
83
Renault
Kangoo E-TECH EV45 Elétrico
Elétrico
90
110
★★★★
47
36
83
BMW
220d Coupé
Diesel
140
153
★★★★
32
50
82
Renault
Austral E-Tech Híbrido Completo 200
Híbrido
146
155
★★★★
32
50
82
Toyota
Corolla Cross 2.0 Híbrido
Híbrido
145
147
★★★★
34
48
82
Kia
Niro 1.6 GDI Híbrido PlugIn
Híbrido
134
124
★★★★
42
39
81
Genesis
GV70 Electrified
Elétrico
360
114
★★★★
45
35
80
Mercedes-Benz
EQS 580
Elétrico
385
115
★★★★
45
35
80
MG
Marvel R Electric
Elétrico
212
114
★★★★
45
35
80
Renault
Espace E-TECH Full Hybrid 200
Híbrido
146
160
★★★★
30
50
80
Dacia
Sandero TCe 90
Gasolina
67
160
★★★★
30
50
80
Fiat
Panda 1.0 GSE Hybrid
Gasolina
51
154
★★★★
32
48
80
VW Veículos Comerciais
ID. Buzz Pro
Elétrico
150
116
★★★★
45
34
79
Kia
Picanto 1.2
Gasolina
62
158
★★★★
31
48
79
Dacia
Jogger Hybrid 140
Híbrido
104
157
★★★★
31
47
78
Mazda
2 e-SKYACTIV-G 115 M Hybrid
Gasolina
85
140
★★★★
37
40
77
NIO
EL7 (100 kWh)
Elétrico
480
120
★★★★
43
33
76
Kia
Niro 1.6 GDI Hybrid
Híbrido
104
138
★★★★
37
39
76
Citroën
C3 PureTech 83 Stop&Start
Gasolina
61
162
★★★★
29
47
76
Ford
Focus 1.0 EcoBoost
Gasolina
92
168
★★★★
27
49
76
Audi
Q8 e-tron Sportback 55
Elétrico
300
120
★★★★
43
32
75
Mercedes-Benz
GLC 220 d
Diesel
162
177
★★★★
24
50
74
Mitsubishi
ASX 1.3 DI-T
Gasolina
116
178
★★★★
24
50
74
Alfa Romeo
Tonale 1.5 VGT 48V-Hybrid
Gasolina
118
180
★★★★
23
50
73
VW
Taigo 1.5 TSI OPF
Gasolina
110
174
★★★★
25
48
73
VW
T-Roc 1.5 TSI OPF
Gasolina
110
180
★★★★
23
50
73
BMW
740d
Diesel
220
185
★★★★
22
50
72
Nissan
Qashqai 1.5 VC-T e-POWER
Híbrido
140
173
★★★★
26
46
72
Renault
Austral Mild Hybrid 160
Gasolina
116
184
★★★★
22
50
72
Seat
Tarraco 2.0 TDI
Diesel
110
188
★★★★
21
50
71
Volvo
XC40 B3
Gasolina
120
187
★★★★
21
50
71
BMW
X1 sDrive18i
Gasolina
100
189
★★★★
20
50
70
VW
Arteon Shooting Brake 2.0 TSI OPF
Gasolina
140
194
★★★
19
50
69
Mazda
CX-60 e-Skyactiv D 200
Diesel
147
197
★★★
18
50
68
BMW
320i Touring
Gasolina
135
195
★★★
18
50
68
Cupra
Leon VZ 2.0 TSI
Gasolina
180
198
★★★
17
50
67
Ford
Tourneo Connect 1.5 EcoBoost
Gasolina
84
200
★★★
17
49
66
Hyundai
Tucson 1.6 T-GDI 48V-Mildhybrid
Gasolina
110
198
★★★
17
49
66
Mazda
CX-5 e-SKYACTIV-G 194
Gasolina
143
203
★★★
16
50
66
Nissan
X-Trail 1.5 VC-T e-Power
Híbrido
157
201
★★★
16
49
65
Mazda
MX-5 SKYACTIV-G 184
Gasolina
85
171
★★★
26
39
65
Mercedes-Benz
B 250
Gasolina
175
205
★★★
15
50
65
Kia
ProCeed 1.6 T-GDI
Gasolina
150
196
★★★
18
46
64
Volvo
V90 Cross Country B5 Diesel
Diesel
173
221
★★★
10
50
60
VW Veículos Comerciais
T7 Multivan 2.0 TDI SCR
Diesel
110
221
★★★
10
50
60
Cupra
Formentor VZ 1.4 e-HYBRID
Híbrido
180
162
★★★
29
29
58
Kia
Sportage 1.6 CRDI EcoDynamics+
Diesel
100
193
★★★
19
38
57
Mercedes-Benz
C 300 e Classe T
Híbrido
230
149
★★★
34
23
57
Kia
XCeed 1.6 T-GDI
Gasolina
150
200
★★★
17
40
57
Ford
Galaxy 2.5 Hybrid
Híbrido
140
202
★★★
16
40
56
Hyundai
Kauai 1.6 T-GDI
Gasolina
146
199
★★★
17
39
56
Kia
Ceed Sportswagon 1.5 T-GDI
Gasolina
118
186
★★★
21
35
56
SsangYong
Korando 1.5 GDI-T
Gasolina
120
235
★★★
5
49
54
Subaru
BRZ 2.4
Gasolina
172
214
★★★
12
40
52
Land Rover
Range Rover D350
Diesel
257
270
★★★
0
50
50
VW Veículos Comerciais
Amarok Dupla cabine 3.0 V6 TDI SCR
Diesel
177
315
★★★
0
50
50
Hyundai
Staria 2.2 CRDi
Diesel
130
288
★★
0
43
43
Ford
Ranger Raptor 3.0 EcoBoost
Gasolina
215
370
★★
0
38
38
Ford
Explorer 3.0 EcoBoost Plug-in-Hybrid
Híbrido
336
277
★★
2
29
31
Logo atrás também está um elétrico, o 500e. A bateria do Fiat 500e não é nem um terço tão grande quanto a do coreano e a autonomia medida de apenas 150 km é claramente menor. Mas o italiano também é muito económico, nos testes da ADAC: 15,9 kW/h por 100 km. Em comparação, o seu irmão movido a combustíveis fósseis, o Fiat Panda, produz cerca de duas vezes mais gramas de CO₂ por quilómetro.
Em 3º lugar está o único fabricante alemão no top 10: o Opel Astra Electric, com 103 pontos no Ecotest.