Quais são os cinco principais causadores de filas de trânsito?

28/06/2023

Existem várias situações que podem criar filas de trânsito, um sistema de fluxo de veículos bastante complexo. Mas estes são os cinco motivos mais frequentes para gerar os infernais engarrafamentos.

 

O trânsito é um sistema complexo e são muitas as variáveis que podem contribuir para a formação de congestionamentos e filas. Mas quais são as cinco principais razões pelas quais as filas de trânsito podem se formar?

1. Volume excessivo de veículos: Quando há muitos veículos numa mesma via, devido a um evento pontual, o fluxo de tráfego pode exceder a capacidade da estrada, resultando em congestionamento e filas. As imediações dos recintos dos festivais de Verão são disso o melhor exemplo.

2. Acidentes ou obstruções na via: Um acidente de trânsito, uma obra em andamento, ou qualquer tipo de obstrução na estrada pode levar à formação de filas, pois o tráfego é impedido de fluir normalmente.

3. Semáforos e congestionamentos em cruzamentos: Em cruzamentos movimentados, os semáforos podem causar a formação de filas à medida que o tráfego se acumula, enquanto espera pela vez para atravessar.

4. Horas de ponta: Durante os horários de pico, como na hora do rush da manhã ou no final da tarde, muitos veículos estão na estrada ao mesmo tempo, o que pode levar à formação de filas de trânsito.

5. Condução inadequada: Ações como mudanças de faixa bruscas, travagens repentinas ou falta de atenção dos condutores podem causar congestionamentos e filas de trânsito desnecessárias.