Quais são os elétricos que conseguem recuperar mais e menos energia?

27/03/2024

Cerca de duas dezenas de veículos elétricos foram testados em situações reais de condução para se perceber o que vale, afinal, cada um quando o assunto é regenerar energia. Temos os resultados.

 

A recuperação de energia nos automóveis elétricos é uma característica que torna este tipo de veículos mais eficientes, na medida em que se aproveita energia que, de outra forma, se perderia sob a forma de calor durante a travagem. Mas quanta energia é efetivamente recuperada e qual o impacto desta tecnologia na eficiência global? O ADAC alemão decidiu que era altura de responder a esta pergunta.

Quando o veículo elétrico está a rolar e o condutor alivia o pé do acelerador ou trava, mesmo que suavemente, o motor elétrico, que normalmente impulsiona o veículo, muda de papel, tornando-se um gerador, aproveitando a energia cinética do movimento do automóvel e convertendo-a em eletricidade que reabastece a bateria.

A ADAC escolheu o Kesselberg da Baviera entre os Lagos Kochel e Walchensees para medir uma viagem de montanha. Para este efeito, o seu percurso e perfil de inclinação foram registados e recriados no banco de testes ADAC, uma vez que todas as influências perturbadoras do tempo e do tráfego podem ser excluídas no banco de testes e a precisão da medição é, portanto, maior do que numa condução real. O percurso de 5,5 km foi percorrido em subidas e descidas novamente, com troços com inclinação ou declive de até 10%.

A quantidade de energia que um veículo elétrico recupera através da recuperação depende de alguns fatores. Os veículos mais pesados podem consumir mais energia para acelerar, mas o seu impulso ajuda-os a gerar mais eletricidade durante a travagem. Da mesma forma, os motores elétricos com potências mais elevadas são melhores para converter a energia da travagem em eletricidade. Além disso, a melhor altura para maximizar a recuperação é durante a condução em cidade. As constantes paragens e arranques dão ao sistema muitas oportunidades para recuperar energia, sendo possível ganhar quilómetros. A recuperação é menos eficaz em autoestradas, com as suas velocidades constantes e travagens limitadas.

Estes são os princípios essenciais da regeneração. Contudo, na prática que ganhos reais se conseguem com a regeneração?

Subidas e descidas em montanha

Para esclarecer isso, o clube automóvel alemão ADAC realizou um teste a três veículos elétricos – o Dacia Spring, o BMW i7 e o Tesla Model Y Long Range – num percurso de subida e descida.

Sem surpresa, o BMW i7 ficou em primeiro lugar na recuperação de energia em descidas. No entanto, o Dacia Spring, mais leve, revelou-se o mais eficiente em termos globais durante a viagem em montanha. A ADAC sublinha que isso demonstra o delicado equilíbrio entre o consumo de energia e a recuperação – embora os VEs mais pesados possam recuperar mais energia, também precisam de mais potência para se deslocarem.

A descer:

Sendo mais pesado e potente, o BMW i7 recupera mais energia. O extremamente leve e pouco potente Dacia Spring é o que menos recupera.

A subir:

O pesado BMW requer mais energia nas subidas, o Dacia, leve, requer menos energia.

Dacia Spring Tesla Model Y BMW i7
Energia usada a subir a montanha 26.35 kWh/100 km 48.74 kWh/100 km 59.34 kWh/100 km
Energia usada a descer a montanha -7.05 kWh/100 km -17 kWh/100 km -26.27 kWh/100 km
Energia recuperada cerca de 35% cerca de 40% cerca de 50%
Uso de energia (WLTP) 14.5 kWh/100 km 16.9 kWh/100 km 18.5 kWh/100 km
Fonte: ADACDacia Spring Extreme 65: 33 kW | Peso de teste de 1180 kg | Tração dianteira
Tesla Model Y: 387 kW | Peso de teste de 2.186 kg | tração integral
BMW i7 xDrive 60: 400 kW | Peso de teste de 2.830 kg | Tração integral

Em terreno plano

Para além dos percursos montanhosos, como se comportam os elétricos em condução normal em termos de regeneração?

Para perceber a capacidade de regeneração de um elétrico em terreno plano, o Green NCAP agarrou num total de 19 veículos elétricos e testou-os no banco de ensaios sob condições idênticas a 23 graus com uma bateria que não estava totalmente carregadas.

Essa análise do Green NCAP revela que, em média, um EV recupera cerca de 22% da sua energia de condução através da recuperação. Os elétricos com melhores desempenhos neste capítulo são o Nio ET7 e o Hyundai Ioniq 6 que registam valores de 31% e 29%, respetivamente.
Modelo % de energia recuperada
Nio ET7 100 kWh 31%
Hyundai Ioniq 6 77,4 kWh 29%
VW ID.5 26%
BMW i4 eDrive35 24%
Tesla Model S 24%
XPeng G9 Long Range 24%
Audi Q4 e-tron 50 23%
Tesla Model 3 23%
Hyundai Ioniq 5 58 kWh 22%
MG 4 Comfort 22%
Renault Mégane E-Tech EV60 22%
BYD Atto 3 21%
Nissan Ariya 87 kWh 2WD 21%
Smart #3 21%
Renault Kangoo E-Tech 20%
MG 5 Maximum Range 19%
Ora Funky Cat 18%
Cupra Born 58 kWh 16%
Dacia Spring 9%
Fonte: Green NCAP

Uma análise dos vários perfis de percurso WLTP mostra que a maior parte da energia é recuperada em cidade, com uma média de 33%. Mesmo o pior veículo do estudo recupera 15% nas áreas urbanas. Em média, o desempenho de recuperação fora da cidade é de 21%, enquanto em autoestrada (com uma velocidade máxima de 130 km/h) é de apenas 12%.

Estas diferenças explicam-se, pois, enquanto no ciclo urbano muitas vezes temos que travar (devido a semáforos, cruzamentos, trânsito e obstáculos vários), em estrada nacional ou autoestrada estamos a lidar com um tráfego que flui de forma mais uniforme. Portanto, há muito menos situações para o carro recuperar energia. Além disso, à medida que a velocidade aumenta, a resistência do ar tornam-se mais importantes.