Análise do relatório e contas da Tesla do último trimestre de 2021, permite perceber o custo de produção dos modelos feitos por Elon Musk e a margem operacional da marca.
No meio de muitos números, afirmações, gráficos, o relatório e contas da Tesla, do quarto trimestre de 2021, dá uma informação interessante sobre o valor que custo produzir um dos seus modelos.
De acordo com a Tesla, o custo por veículo caiu para cerca de 36.000 dólares (cerca de 31.700 euros) no terceiro trimestre de 2021, bem como no quarto trimestre.
O valor avançado refere-se ao “Cost (COGS) per vehicle” que diz respeito ao “custo das mercadorias vendidas” e inclui todos os custos e despesas diretamente relacionados com a produção de um produto. Esta valor exclui itens como despesas gerais e vendas e marketing.
A estimativa da marca é que esta tendência de queda prossiga: “Acreditamos que os nossos projetos atuais, incluindo grandes peças fundidas, bateria estrutural, as células 4680 [da Panasonic, n.d.r.] e muitos outros, devem ajudar-nos a continuar a minimizar o custo dos nossos produtos”.
“NO TERCEIRO TRIMESTRE DE 2021, A TESLA ALCANÇOU A MAIOR MARGEM OPERACIONAL EM TODOS OS FABRICANTES DE AUTOMÓVEIS DE VOLUME”, SALIENTA A MARCA.
A marca de Elon Musk acrescenta, igualmente, que “embora os veículos elétricos fossem muitas vezes considerados estruturalmente não lucrativos devido a baterias caras, estávamos convencidos de que a inovação na montagem, veículos e fábricas construídos especificamente resolveria as preocupações com os custos. No terceiro trimestre de 2021, o construtor Tesla alcançou a maior margem operacional em todos os fabricantes de automóveis de volume”.
Nos EUA, o Tesla Model 3 custa 44.990 dólares (em Portugal, custa 51.900 euros) e o Model Y começa nos 60.000 dólares (em Portugal, custa 65.000 euros), isto para olharmos para os modelos mais acessírveis da marca.
O documento revela ainda que, no quarto trimestre, a margem bruta automóvel, excluindo créditos, aumentou para 29,2%, que é a maior margem bruta da Tesla até agora. “Esperamos continuar a ver margens operacionais mais fortes à medida que aumentamos os nossos volumes e melhoramos a alavancagem operacional. Num horizonte a longo prazo, estamos bastante otimistas com a expansão das margens. Do lado do hardware, estamos a realizar agressivamente inovações de fabrico e eficiência operacional para reduzir custos”, afirma Zach Kirkhorn, diretor financeiro do fabricante.
Q4-2020 | Q1-2021 | Q2-2021 | Q3-2021 | Q4-2021 |
20.7% | 22.0% | 25.8% | 28.8% | 29.2% |
Em relação à margem operacional da Tesla, o construtor deu conta de um valor de 14,7% no último trimestre de 2021.
Q4-2020 | Q1-2021 | Q2-2021 | Q3-2021 | Q4-2021 |
5.4% | 5.7% | 11.0% | 14.6% | 14.7% |