Quem tem a liderança do mercado mundial de baterias para elétricos?

09/03/2024

As baterias são os componentes mais críticos e valiosos dos veículos elétricos. A nível mundial, que países e empresas dominam este mercado?

 

A empresa chinesa Contemporary Amperex Technology (CATL) é o maior fabricante mundial de baterias para veículos elétricos, indicam dados da SNE Research.

De acordo com esta consultora, a CATL garantiu uma quota de mercado global de 36,8%, sendo seguida pela também chinesa BYD (15,8%) e da sul-coreana LG Energy Solution (13,6%).

A amarelo estão fabricantes sul-coreanos

No total, a China controla 63,5% da quota de mercado mundial de baterias para veículos elétricos, com a particularidade de entre as dez maiores empresas do setor estarem seis de nacionalidade chinesa.

6 DOS 10 MAIORES CONSTRUTORES MUNDIAIS DE BATERIAS DE EV SÃO CHINESES.

A Coreia do Sul surge como a segunda grande potência mundial, com 23,1% de quota de mercado, colocando na lista dos “dez mais” três construtores (LG Energy Solution, SK On e Samsung SD) no Top 10.

A japonesa Panasonic é a 4ª maior empresa fabricante de baterias para veículos elétricos, com uma quota de mercado de 6,4%.

Janeiro confirma dados

Os dados de janeiro confirmam esta tendência, com as empresas chinesas a deterem 64,7% da quota de mercado mundial de baterias para veículos elétricos, continuando a chamar a si seis das 10 maiores empresas do setor.

Em janeiro, a nível mundial, a CATL conquistou uma quota de mercado global de 39,7%, um acréscimo de 5,8%, face ao ano passado. A BYD obteve 14,4% e a LG Energy Solution 11,4% no primeiro mês de 2024.

No seu próprio país, a China que é também o principal mercado mundial de veículos elétricos e onde dois em cada cinco veículos vendidos são EV que representam 60% do total mundial de vendas de 100% elétricos, a CATL controla uma quota de 39,7%, com clientes como a Tesla, a BMW, a Mercedes-Benz e a Volkswagen.

No final do ano passado, a Stellantis chegou também a um acordo com a CATL para que a empresa chinesa lhe forneça células e módulos de bateria LFP (fosfato de lítio) nos seus modelos europeus, no que é uma aposta para o grupo europeu conseguir baixar o PVP dos seus BEV.

Por seu lado, a CATL apresentou, recentemente, uma bateria de LFP com um novo ânodo de grafite, nova formulação de eletrólitos, separador mais fino e seguro e melhor transporte de iões. Esta bateria, chamada Shenxing Superfast Charging Battery, permitirá uma autonomia de até 700 km com uma carga, dependendo do veículo elétrico. O seu destaque é, no entanto, o carregamento ultrarrápido: a tecnologia que a constitui permite adicionar até 400 km de autonomia em apenas 10 minutos. Será este um trunfo para a empresa reforçar o seu domínio?