Quando pensamos em caos no trânsito pensamos em algumas paragens da Ásia com muitos carros e motos e poucas regras, mas os estudos indicam que é nas grandes capitais a ocidente que os automobilistas desesperam mais tempo no para-arranca.
De acordo com o Global Traffic Scorecard de 2022, publicado pela Inrix, empresa especializada em software de localização e análise das condições de trânsito históricos e em tempo real, Londres é a cidade do mundo onde os automobilistas gastam mais tempo em deslocações de carro.
Segundo o estudo, em 2022, os condutores na capital londrina passaram em média 156 horas no trânsito, mais uma hora do que na segunda metrópole mais congestionada, que é Chicago, a cidade mais populosa do estado norte-americano de Illinois.
Londres e Chicago surgem na lista em posição destacada, com Paris a ocupar o pódio como a terceira cidade mais congestionada do mundo: em média, o condutor parisiense gastou 138 horas no trânsito em 2022. Boston, com uma média de 134 horas para-arranca, e Bogotá, na Colômbia, com 122 horas do tempo dos seus residentes gasto no trânsito, fecham o ‘top5’.
Lisboa é a primeira cidade portuguesa a aparecer na lista, ocupa a 60.ª posição do ranking com uma média de 60 horas/ano. É um aumento de 18% comparativamente a 2021, mas está ainda muito abaixo do registo pré-pandemia (-53%).
Porto aparece em posição muito distante, no lugar n.º 198, com uma média de 40 horas/ano, registo mais simpático mas que ainda assim reflete um agravamento de 40% no tempo de espera face a 2021.
O ranking completo pode ser consultado em Global Traffic Scorecard | INRIX Global Traffic Rankings