No total, podemos passar até quatro meses da vida parados nos semáforos, diz estudo norte-americano.
Desde que foram inventados em 1910, os semáforos tornaram-se uma parte integral do trânsito nas cidades, impondo alguma ordem ao cada vez mais caótico tráfego automóvel urbano. Mais de um século depois, eles são parte da paisagem e estamos de tal forma habituados ao seu contributo, que nem paramos para pensar quanto tempo gastamos à espera de uma luz verde. Ou será que alguém já pensou nisso antes? A Associação Americana Automóvel tem uma resposta…
O estudo baseia-se exclusivamente em dados obtidos em solo americano, onde um condutor passa em média 12 dias por ano no carro. São, exatamente, 17.600 minutos sentados ao volante do automóvel.
A mesma pesquisa indica também que que cerca de 20% de todo o tempo de condução é gasto em sinais vermelhos. Contas feitas, são 3520 minutos (58 horas!) parados nos semáforos a cada 365 dias.
Os pesquisadores americanos calcularam o tempo despendido por alguém que começa a conduzir logo aos 15 anos de idade e utiliza o carro diariamente até aos 65 anos, e concluiriam que até à idade da reforma este condutor vai passar nada menos do que 122 dias parado num sinal vermelho, praticamente 4 meses da sua vida!