Quilómetros “martelados”: os carros mais adulterados em Portugal

11/01/2024

O esquema mentiroso da manipulação da quilometragem preocupa quem procura automóvel usado.

Novo estudo da carVertical revelou quais foram os automóveis mais afetados, contrariando a ideia generalizada de que são os modelos de marcas alemãs continuam a ser os alvos preferidos para proceder à adulteração de quilómetros. Ao longo do último ano, o estatuto do carro mais “martelado” em Portugal cabe ao Peugeot 206.

O utilitário da marca do leão foi a que mais se encontrou com irregularidades (6,38% de todos os modelos verificados), seguido dos Porsche 911 (5,41%), Volkswagen Scirocco (3,49%), Volvo V40 (2,82%) e Fiat 500 (2,8%).

O estudo analisou relatórios reais de histórico de veículos adquiridos pelos utilizadores da carVertical entre novembro de 2022 e novembro de 2023, concluindo que “2,22% de todos os veículos verificados em Portugal apresentaram fraude no conta-quilómetros e o valor médio de alterações ao conta-quilómetros foi superior a 60 mil quilómetros”.

“Adquirir um veículo com a quilometragem adulterada traduz-se sempre em despesas de funcionamento imprevisíveis e uma depreciação mais rápida do veículo”, avisa Matas Buzelis, chefe de comunicações da carVertical e especialista em automóveis.