Entram hoje em funcionamento 37 novos radares espalhados por todo o país, com o destaque a ir para os novos aparelhos que estreiam sistema de medição da velocidade média de cada veículo. A localização dos novos radares é conhecida, mas está prometida uma expansão para breve com o objetivo de reduzir a sinistralidade rodoviária.

Aperta-se o controlo sobre os condutores em solo nacional. Uma nova leva de 37 radares entra hoje (sexta-feira) em funcionamento, incluindo 12 novos radares de velocidade média que controlam a velocidade de cada veículo entre dois pontos e autua consoante o excesso medido. Estes radares podem controlar diversos carros em simultâneo.

Os restantes são radares de controlo de velocidade instantânea, idênticos aos que já foram introduzidos ao longo dos últimos anos, visando dessa forma reduzir a velocidade e os acidentes graves nas principais vias de circulação nacionais.

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) tem vindo a fazer uma campanha em diversos meios para alertar sobre a presença dos novos radares, sob o mote de um incremento de segurança geral para todos os utilizadores das estradas. Ao mesmo tempo, deu a conhecer num site dedicado a localização dos novos radares e o tipo de radar em questão.

Inquestionavelmente, a maior concentração de radares está situada nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, com novos radares de velocidade média por exemplo na via IC19, em Lisboa.

Onde estão exatamente?

O mapa com as suas localizações exatas, de acordo com o tipo de dispositivo e controlo registado no local também pode ser consultado a partir de agora em https://radaresavista.pt/, uma página da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), que disponibiliza também as infografias detalhadas dos locais e os tipos de aparelhos de controlo de velocidade por cada cada distrito. Para visualizar o ficheiro PDF com a infografia (Infografias – ANSR Radares de Portugal (radaresavista.pt), basta selecionar o botão referente a cada distrito.

De acordo com esta entidade, a seleção dos locais onde foram instalados os novos radares obedeceu à análise dos locais de maior concentração de acidentes e à análise das causas dos acidentes, nomeadamente onde a velocidade excessiva se revelou relevante para essa sinistralidade.

Segundo dados da ANSR, após 7 anos de funcionamento do sistema SINCRO, todos os indicadores baixaram. Quando comparado com igual período anterior à data de funcionamento deste sistema, registaram-se menos 36% de acidentes com vítimas, menos 74% de vítimas mortais, menos 44% de feridos graves e menos 36% de feridos leves.

Por outro lado, a colocação de radares nas estradas portuguesas já rendeu aos cofres do Estado, na última década, mais de 830 milhões de euros em coimas.

Todos os radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade estão sempre sinalizados através dos sinais de trânsito velocidade instantânea (sinal H43) ou velocidade média (sinal H42), constantes do Regulamento de Sinalização do Trânsito.