As localizações exatas dos radares de velocidade instantânea e velocidade média estão detalhadas num novo site, que inclui o mapa interativo do país e infografias por cada distrito.

O Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) foi reforçado com a instalação de mais 62 radares, para um total de 123 pontos de fiscalização. Destes novos locais de controlo de velocidade, 23 serão de velocidade média e estão colocados em locais em que a sinistralidade se verifica ao longo de troços com alguma extensão e não apenas de pontos, pelo que a recomendação é a utilização de equipamentos de controlo da velocidade média em vez dos tradicionais equipamentos de velocidade instantânea. 70% vão estar instalados fora de autoestradas, estando na sua maioria em Estradas Nacionais e Itinerários Principais e Complementares que concentram 47% das vítimas mortais.

Todos os radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade estão sempre sinalizados através dos sinais de trânsito velocidade instantânea (sinal H43) ou velocidade média (sinal H42), constantes do Regulamento de Sinalização do Trânsito.

Onde estão exatamente?

O mapa com as suas localizações exatas, de acordo com o tipo de dispositivo e controlo registado no local também pode ser consultado a partir de agora em https://radaresavista.pt/, uma página da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), que disponibiliza também as infografias detalhadas dos locais e os tipos de aparelhos de controlo de velocidade por cada cada distrito. Para visualizar o ficheiro PDF com a infografia (Infografias – ANSR Radares de Portugal (radaresavista.pt), basta selecionar o botão referente a cada distrito.

De acordo com esta entidade, a seleção dos locais onde foram instalados os novos radares obedeceu à análise dos locais de maior concentração de acidentes e à análise das causas dos acidentes, nomeadamente onde a velocidade excessiva se revelou relevante para essa sinistralidade.

Segundo dados da ANSR, após 7 anos de funcionamento do sistema SINCRO, todos os indicadores baixaram. Quando comparado com igual período anterior à data de funcionamento deste sistema, registaram-se menos 36% de acidentes com vítimas, menos 74% de vítimas mortais, menos 44% de feridos graves e menos 36% de feridos leves.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.