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Radares de ruído. Como multam e quando devemos contar com eles?

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Depois dos radares de velocidade instantânea e velocidade média, as autoridades poderão multar também o ronco dos motores.

 

Um novo tipo de radar para travar a poluição sonora. Na União Europeia (UE) discutem-se limites de ruído cada vez mais exigentes para os transportes, com multas para quem conduza automóveis com ruído acima do homologado ou de um limite preestabelecido para determinada zona. E como? Com recurso a radares, que estão equipados com quatro microfones, um decibelímetro (ou medidor de nível de pressão sonora), e uma câmara para fotografar as matrículas dos veículos que não cumprem a leis.

A tecnologia que permite identificar a origem do som é a chave destes dispositivos, já legalizados em França desde 2019, e que continuam a ser instalados nalgumas das principais artérias de Paris. Porém, a capital francesa não deverá ser a única a declarar guerra ao barulho dos motores…

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu, em 2018, que os níveis de ruído do trânsito deveriam estar abaixo de 53 decibéis durante o dia 45 à noite, meta que as cidades mais populosas do Velho Continente não conseguem cumprir.

Em França, depois deste período experimental, haverá uma nova fase de testes a partir de janeiro de 2023.

Antes desta data, não existem sequer planos para a chegada destes equipamentos a Portugal, onde o combate que se faz é na redução da velocidade.

De acordo com os dados do centro de avaliação técnica do meio ambiente em França, só os custos sanitários gerados pela poluição sonora ascendem a 135.000 milhões de euros, devido a patologias como o stress ou doenças cardiovasculares e outras.