Publicidade Continue a leitura a seguir

Radares de velocidade média: saiba onde vão estar

Publicidade Continue a leitura a seguir

Um novo sinal de trânsito servirá para alertar os condutores para a presença dos novos radares, enquanto a sua localização exata vai variando.

A partir do próximo ano começam a chegar a Portugal os primeiros radares que permitem multar de acordo com a velocidade média calculada entre dois pontos. Estes equipamentos, que serão utilizados pela primeira vez nas estradas nacionais, integram um conjunto de 30 novos radares que serão instalados de forma rotativa em 50 locais diferentes, aumentando para 110 o número de postos de controlo da rede SINCRO.

Dez destes novos dispositivos vão permitir o controlo da velocidade média entre dois pontos, e a ANSR já divulgou algumas das estradas onde estes radares serão colocados: EN5 em Palmela, EN10 em Vila Franca de Xira, EN101 em Vila Verde, EN106 em Penafiel, EN109 em Bom Sucesso, IC19 em Sintra, IC8 na Sertã. Contudo, a mesmo a fonte garantiu que as suas localizações não são fixas, podendo variar entre 20 locais possíveis, sendo que os automobilistas serão sempre informados da presença destes radares através do sinal de trânsito H42, na foto.

A ideia é fomentar a dúvida de quem segue ao volante em excesso de velocidade, conhecedor de que o dispositivo poderá registar a hora de passagem no posto de controlo num determinado troço da estrada e também a hora de saída mais à frente. O tempo demorado para percorrer a distância entre um ponto e outro ditará se cometeu infração ao Código da Estrada, tendo ou não direito a multa.