Radares de velocidade média. Veja se existe algum no seu caminho

06/08/2023

Novos aparelhos de medição da velocidade média vão começar a multar em Portugal já a partir do verão. A lista com todas as localizações possíveis já é conhecida, confirme se existem nos seus trajetos habituais.

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) anunciou a introdução de um novo sinal de trânsito, designado por H42, para instalar nos troços vigiados por um sistema de radares de velocidade média, que já terminou a fase de testes em várias estradas nacionais e está pronto para começar a gerar contraordenações.

O sistema, como o nome indica, faz a medição da velocidade média entre dois pontos, para calcular se o veículo excedeu em algum momento os limites impostos naquela via. Uma nova forma de fiscalizar que torna inúteis os habituais ‘esquemas’ usados para enganar o radar fixo.

Confirmadas estão as 20 localizações para apenas 10 radares, que seguindo a autoridade de segurança ser mudados regularmente. Os locais onde podem ser instalados estes aparelhos estarão convenientemente sinalizados, mas os condutores não terão forma de saber se naquele momento o radar se encontra ou não na cabine dedicada.

Não arrisque, cumpra o código da estrada!

De acordo com as informações avançadas até ao momento, os radares de velocidade média vão estar nas seguintes estradas:

Beja — IC1;

Coimbra — A1 e EN109;

Évora — A6 e IP2;

Lisboa — A9, EN10, EN6-7 e IC19;

Porto — A3;

Santarém — A1;

Setúbal — EN10, EN378, EN4 e IC1;