A Toyota apresentou uma série de novidades nos últimos dias, com o destaque a ir para o novo RAV4 Plug-in (além do Supra 2.0), a versão híbrida de ligar à tomada, que promete potência e eficiência de alto nível.

Posicionado como modelo de topo da gama RAV4 da Toyota, este novo Plug-in Hybrid acompanha o Prius na oferta de modelos Plug-in da marca nipónica, disponibilizando um total de 306 CV de potência, graças a mais uma variante do sistema Dynamic Force da Toyota, que combina um motor de 2.5 litros a gasolina e um motor elétrico posicionado no eixo traseiro, que lhe permite rodar exclusivamente em modo de zero emissões.

Combinados, os dois motores impelem o RAV4 Plug-in Hybrid dos zero aos 100 km/h em 6,2 segundos, com uma autonomia elétrica superior a 65 quilómetros já no ciclo WLTP e 135 km/h de velocidade máxima com recurso ao motor elétrico. A arquitetura híbrida utilizada neste Toyota, uma vez mais com recurso à plataforma GA-K, permite que esteja dotado de tração integral eletrificada (AWD-i) e inteligente.

A bateria de iões de lítio está posicionada sob o piso e em posição baixa para melhor dinamismo, tendo um impacto limitado na capacidade da bagageira, que é 60 litros inferior à outra versão híbrida, com um total de 520 litros. O nível de emissões é de 29 g/km de CO2.

De forma a incrementar a sua eficiência, a Toyota recorre a um sistema de ar condicionado por bomba de calor, que foi adaptada para este SUV com um circuito de água quente, o mesmo utilizado no RAV4 Hybrid. Já a bateria é arrefecida pelo mesmo líquido refrigerante do sistema de ar condicionado. A marca aponta que esta conjugação aporta uma melhoria da eficiência geral em comparação com o calor por via do motor ou de sistemas de aquecimento elétricos.

Visualmente, esta unidade Plug-in híbrida dispõe de pormenores únicos, como a pintura bi-tom, para-choques mais desportivos (com jantes de 18 ou de 19 polegadas de novo desenho) e símbolos a azul. No interior, novos revestimentos desportivos, ecrã tátil de 9.0 polegadas com conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, bancos aquecidos à frente e atrás, porta da bagageira elétrica, tejadilho panorâmico ou sistema head-up display.

Este novo modelo irá chegar ao mercado europeu na segunda metade do ano.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.