Recorde elétrico: Rimac ultrapassa Tesla

23/08/2023

Sem surpresa, elétrico croata com quase 2000 CV fulminou o tempo do Tesla Model S Plaid no Nürburgring.

O circuito alemão do Nürburgring serve de referência entre construtores de automóveis desportivos, que assinalam com pompa e circunstância os recordes obtidos na pista. É a vez da Rimac celebrar o feito do Nevera ao bater o recorde do Tesla Model S Plaid (1020 CV) em cerca de 20 segundos, para se tornar no elétrico mais rápido de sempre numa volta ao mítico “Inferno Verde”.

O Rimac Nevera registou o tempo fantástico de 7m05,298s, pelas mãos do piloto croata Martin Kodric.

O recorde vai ser assinalado também através de uma edição limitada do Nevera, com o nome ‘Time Attack’, limitada a apenas 12 exemplares.

Prestações de cortar o fôlego

O esquema motriz do Nevera é complexo, pensado para elevadas prestações. Quatro motores elétricos, um por cada roda, para um total de 1914 CV de potência e 2360 Nm de binário, com tração integral e sistema de vetorização de binário para controlar a entrega da potência ao asfalto. As rodas dianteiras e traseiras estão ligadas, cada uma, a um par de caixas de uma velocidade. A marca garante que os seus motores elétricos têm uma eficiência energética de 97%, o que compara com os cerca de 40% dos motores de combustão interna mais eficientes, dispondo ainda de uma ‘vida’ sem manutenções obrigatórias.

Já a energia é fornecida por uma bateria de 120 kWh em forma de ‘H’, colocada sobre o piso e que é concebida em lítio-níquel-manganês, com desenvolvimento e produção da própria Rimac, com uma autonomia estimada de 547 quilómetros em ciclo WLTP. A bateria está integrada na própria estrutura e, de acordo com a marca croata, acrescenta 37% de rigidez estrutural à monocoque em fibra de carbono. O seu posicionamento baixo e central sob o piso ajuda a uma distribuição de peso de 48/52 entre a frente e a traseira para melhorar a sua dinâmica.

Nas prestações, o Nevera assume-se como um dos modelos mais rápidos do mundo, mesmo considerando os automóveis de competição. A aceleração dos zero aos 96 km/h cumpre-se em apenas 1,85 segundos, enquanto a barreira dos 160 km/h (100 mph) é superada em 4,3 segundos. A velocidade máxima é de 412 km/h.