Reliant Rialto, o pequeno veículo de três rodas

04/03/2024

A Reliant lançou o modelo Rialto em 1982 para substituir a primeira geração do Robin. Em relação a este, o Rialto tem um desenho muito mais rectilíneo, com uma carroçaria construída em fibra de vidro mais espessa.

Apesar das diferenças no desenho, o Rialto mantém o chassis, motor e grande parte dos componentes do anterior modelo, de modo a tornar os custos de produção mais baixos; no entanto, a estabilidade foi melhorada, tal como a economia de combustível.

O Rialto foi o primeiro modelo da Reliant a ser desenhado pelo International Automotive Design (IAD), uma vez que os anteriores modelos eram desenhados pela Ogle Design, tendo sido produzido em diversas carroçarias, incluindo berlina, hatchback, carrinha, comercial e pickup. Existem três séries distintas na produção do Rialto: o original foi produzido entre 1982 e 1983, o Rialto 2 foi produzido entre 1983 e 1986 e, por fim, o Rialto SE foi produzido de 1987 até ao término da produção em 1998.

A nível mecânico, o Rialto está equipado com um motor de quatro cilindros em linha, com válvulas à cabeça e 848cc de cilindrada, capaz de produzir 40cv e fazer o Rialto atingir os 137km/h de velocidade máxima. O motor está acoplado a uma caixa manual de quatro velocidades, que envia a potência para as rodas traseiras.

No Rialto 2 o motor sofre algumas alterações, como o aumento da taxa de compressão, uma nova árvore de cames para melhorar o binário a baixas rotações, um novo carburador SU e distribuidor. A tampa do motor passa a ser pintada de amarelo, ao invés de vermelho e é estampada a letra “E” na cabeça do motor.

O Rialto foi um dos modelos mais vendidos da Reliant tendo, inclusivamente, uma lista de espera de 12 meses quando foi lançado em 1982. A versão mais luxuosa era o Rialto GLS que vinha de série com relógio, rádio AM/FM, voltímetro, banco com tecido específico, volante em pele, um pneu suplente e lettering exterior “GLS”. Na versão GLS do Rialto 2 este passa a contar com pára-choques plásticos na frente que contornam a frente do automóvel.

Presente neste artigo está um Reliant Rialto 2 GLS de 1983, ou seja, do primeiro ano de produção. Foi exportado para os EUA, mais precisamente para a Califórnia, em 1989. No passado dia 27 de Novembro de 2023 foi levado a leilão, através da plataforma Bring a Trailer, sendo vendido por 9,5 mil dólares, cerca de 8,8 mil euros.

16
1
2
3
4
5
6