O icónico Renault 17 que fez furor nos anos 70 do século passado revive agora numa versão elétrica de exposição.

 

O R17 restomod elétrico x Ora Ïto foi desenhado pelo conceituado designer francês, que se baseou na estrutura monocoque do original para conceber um veículo moderno, mas com um ar retro, que é uma recuperação escultural do modelo lançado em 1971.

Coupé de duas portas com porta traseira, o Renault 17 era já um veículo à frente do seu tempo, com umas linhas marcadamente desportivas, acentuadas por quatro faróis redondos, portas sem moldura, carroçaria sem pilar central, vidros laterais traseiros totalmente abertos e vidros do segundo quarto com persianas.

A versão agora desenhada pelo designer Ora Ïto mantém o mesmo habitáculo, portas, janelas, vidros, vedantes e parte inferior da carroçaria, mas altera completamente os faróis, por exemplo, que agora têm a forma de quatro módulos retangulares com cantos arredondados. Na traseira, o grupo ótico forma uma única faixa.

A carroçaria é 17 cm mais larga para permitir uma melhor aderência à estrada. O chassis em fibra de carbono, mantém o peso reduzido a apenas 1,4 toneladas. A cor da carroçaria escolhida pelo designer, Castanho Galáctico, é uma tonalidade original desenvolvida especialmente para o carro de exposição.

O Renault 17 restomod elétrico x Ora Ïto está na Maison5 (Paris) até 11 de setembro. Será depois apresentado no concurso Chantilly Arts & Elegant Richard Mille, de 12 a 15 de setembro, antes de ser exposto no stand da Renault no Salão Automóvel de Paris, de 14 a 20 de outubro.

Originalmente, O R17 ostentava todas as caraterísticas interiores de um verdadeiro tourer, com a sua posição de condução específica, bancos confortáveis, uma gama completa de equipamento e acabamentos meticulosos.

A versão restomod introduz alterações no painel de bordo e na consola central, trazendo-os para o século XXI, mas com uma linguagem visual muito própria dos anos 70.

Os bancos foram redesenhados em torno da estrutura original em “pétala”, com novos estofos inspirados no mundo do design de interiores: um cetim de penas em lã Merino fina para o tecido castanho e um bouclé de lã leve e delicado, simultaneamente longo e espesso, para o tecido bege

“Mantivemos os elementos de design mais caraterísticos do Renault 17, a começar pela parte dianteira. O meu objetivo era acrescentar estilo e fluidez, mas sem alterar o carácter do R17. Ainda pode ver o Renault 17 original e o seu aspeto de coupé desportivo”, diz Ora Ïto.

O designer explica a sua visão para o R17: “Quis acrescentar os meus próprios códigos de design, acentuando algumas das caraterísticas com um toque futurista para lhes dar um aspeto mais intemporal. Foi o que fiz com as jantes, por exemplo. A minha assinatura também é visível no interior do automóvel. Teletransportámos o Renault 17 para o futuro, introduzindo algumas alterações subtis que lhe conferem um aspeto totalmente novo. A nossa frase-chave foi: “um pormenor não é um pormenor”. Há uma certa ambivalência no facto de não se pretender que seja tomada inteiramente pelo seu valor facial. Procurámos também dar um toque de leveza. A Renault tem uma identidade forte e isso agrada-me. Reconhece-se um Renault quando se vê um, e este restomod não é exceção à regra.”