Inesquecível para muitos dos condutores das décadas de 1970 a 1990, o Renault 5 tornou-se num ícone da indústria automóvel francesa, comemorando em 2022 o seu 50º aniversário. Para uma celebração com estilo, a Renault aliou-se ao designer Pierre Gonalons para uma reinterpretação do 5 tanto no lado estético, como no técnico, convertendo-se para elétrico.

Denominado Renault 5 Diamant, este modelo especial e único é uma conversão direta para elétrico, tendo por base uma das unidades da primeira geração, lançada em 1972, prevendo-se a sua venda em leilão no próximo outono para concluir os festejos do 50o aniversário do 5.

Renault x Pierre Gonalons

Para reinterpretar o conceito estético do Renault 5, a marca recorreu aos préstimos do designer francês Gonalons, sendo conhecido pelo seu contributo na área da arquitetura. Visualmente, este 5 Diamant evidencia a mesma silhueta do modelo original (incluindo muitos dos painéis da carroçaria), mas surge ‘retocado’ com inúmeros detalhes exclusivos que evocam também o mundo das pedras preciosas e da joalharia – daí a expressão ‘diamante’.

“Sinto-me honrado pelo convite da Renault para reinventar o mítico R5 por ocasião do seu 50º aniversário. A marca deu-me carta branca por desenhar o carro dos meus sonhos”, refere o designer. “O R5 incarna, a meu ver, uma vida pop, otimista e manifestamente contemporânea. Com o Renault 5 Diamant quis prestar homenagem ao seu desenho revolucionário ao transpor o meu mundo de formas e de cores para o mundo automóvel”, acrescentou, ficando assim claro que este Diamant é uma forma muito diferente de olhar para o 5 clássico.

Entre os elementos mais chamativos estão os faróis destacados da carroçaria na dianteira, a que se junta a grelha simplista perfurada e o para-choques maciço e sem aberturas. As rodas são provenientes das unidades utilizadas na versão Alpine mais desportiva, enquanto o perfil é ainda marcado pelos espelhos circulares cromados para uma perfeita sensação ‘retro’. Já as pegas das portas (por fora e por dentro) são agora em formato de esferas douradas com banho de ouro.

Adicionalmente, este mesmo conceito pode ser visto também nos controlos dos vidros e na alavanca da caixa, uma vez no interior. A irreverência do exterior é ainda reforçada pela cor de três camadas em cor de rosa com pigmentação dourada para variar a sua tonalidade consoante as condições de luminosidade. A zona inferior da carroçaria está pintada noutra tonalidade combinada de dourado e bege. Também os logótipos são completamente novos e criados para esta versão exclusiva.

Mais inusitado é o conceito do volante, que se assemelha a uma espiral. Produzido num misto de mármore e carbono, o volante ganha destaque no interior, o qual é marcado ainda pelo novo desenho do tablier e túnel central, também este revestido em mármore para uma estética refinada. Não faltam ainda apontamentos em ouro para as saídas da climatização e uma base para o smartphone no tablier. O painel de instrumentos para o condutor conta com três ecrãs digitais circulares para mostrar as informações de condução, cuja inspiração foi o universo da relojoaria. Um tejadilho em lona permite tornar este Renault 5 Diamant num cabrio sem esforço.

Olá ao motor elétrico

Este ainda não é o famoso sucessor elétrico do Renault 5, mas aponta para as potencialidades dos ‘electromods’, ou seja, as conversões de automóveis com motor de combustão para a eletrificação pura. Assim, de fora da equação ficou o motor de combustão interna que deu vida a este 5 na sua primeira existência, recebendo agora uma motorização 100% elétrica que torna o modelo mais sustentável.

A marca não revelou dados concretos de potência, binário, peso e capacidade da bateria, mas é possível que tenha as mesmas credenciais do ZOE. Da mesma forma, também não se conhecem dados de autonomia para este 5 Diamant.

Apesar do conceito ‘retro’, não lhe falta também uma aura tecnológica moderna, percetível em detalhes como o leitor de impressões digitais para destrancar as portas. Já o sistema de infoentretenimento fica a cargo do smartphone do condutor, mantendo-se assim o aspeto limpo do tablier.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.