Renault Mégane R.S. Trophy chega aos 300 CV pela primeira vez

18/03/2019

A Renault já tem no mercado uma versão ainda mais aguerrida do Mégane R.S., surgindo com a denominação Trophy para assinalar a sua maior desportividade: motor 1.8 de 300 CV, aceleração dos zero aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos e velocidade máxima de 260 km/h são algumas das credenciais de um dos modelos de ponta do segmento dos compactos desportivos que já se pode encontrar nos concessionários da marca a partir dos 48.235€.

Mais evoluído do que a versão de base, o Mégane R.S. Trophy destina-se a todos aqueles que pretendem emoções ainda mais fortes, destacando-se por alterações estéticas e técnicas que salientam o seu posicionamento de excelência num segmento em que os rivais têm surgido em grande número.

Visualmente, estribos de travões Brembo pintados a vermelho, jantes específicas de 19 polegadas, pneus desportivos Bridgestone Potenza S001, para-choques dianteiro diferenciado, sistema de iluminação R.S. Vision (na original forma de bandeira quadriculada) e o imponente escape central contribuem para demarcar este R.S. dos demais, surgindo no interior com bancos dianteiros Recaro, que além do apoio lateral e lombar, oferecem uma posição de condução ainda mais baixa (20 mm). De resto, o volante, revestido a couro Alcântara de origem bovina (com o ponto neutro a vermelho) e os restante detalhes com assinatura Renault Sport, como os pedais em alumínio ou a soleira da porta, também traduzem uma maior envolvência desportiva.

No entanto, é sob o capot do motor que surge uma das grandes diferenças, na forma do motor 1.8 turbo de injeção direta, que na versão Trophy beneficia de uma evolução que lhe permite alcançar, pela primeira vez na gama R.S., a fasquia simbólica dos 300 CV. O binário foi também aumentado, sendo agora de 420 Nm (+20 Nm) com caixa EDC e de 400 Nm com caixa manual de seis velocidades. A caixa automática tem como um dos seus pontos fortes a tecnologia Multi Change Down, que auxilia as reduções para que as curvas possam ser sempre abordadas na velocidade de caixa mais adequada. Para isso, só tem de pressionar continuamente as patilhas por detrás do volante, que o sistema faz, automaticamente, a gestão da seleção de velocidades mais adequadas, durante a redução, sem danificar o motor. Com a caixa EDC vem associado o modo de ‘Lauch Control’, para partidas lançadas.

Herança da F1

A inspiração na competição é evidente para este novo desportivo. Além de ter sido desenvolvido para cumprir a nova norma anti-poluição Euro6d-TEMP, o motor recorre a tecnologias avançadas.

Com o objetivo de compensarem o forte aumento da contrapressão do escape, relacionado com a incorporação de um filtro de partículas, os engenheiros da Renault Sport concentraram a sua atenção na eficácia do turbo-compressor, recorrendo a uma tecnologia vinda diretamente da Fórmula 1.

A turbina, que roda a uma velocidade de aproximadamente 200.000 rpm, está agora montada num rolamento de esferas de cerâmica. Mais leve, mais resistente e mais lisa que o aço, a cerâmica contribui para limitar as fricções. Esta tecnologia permite dividir, por três, a fricção relativamente à tecnologia habitualmente aplicada (película de óleo). A nova linha de escape cria um som mais agressivo, mercê de uma válvula mecânica montada na panela de escape que influencia a sonoridade. A posição da válvula, comandada automaticamente em função do sistema Multi-Sense, faz variar a sonoridade.

Programável através do enorme ecrã táctil de 8.7 polegadas, o sistema permite-lhe parametrizar o R.S. Trophy em cinco modos: Eco, Confort, Neutro, Sport e Race. Ou seja, diferentes regulações do sistema 4CONTROL (as quatro rodas direcionais), sensibilidade da direção, resposta do motor, sensibilidade do pedal do acelerador, rapidez da caixa de velocidades (no caso da EDC de dupla embraiagem), mas também a imagem do painel de instrumentos, a sonoridade do motor e o ambiente luminoso do habitáculo, onde pode optar por cinco cores diferentes.

Outro dos pontos fortes deste desportivo é a possibilidade de contar com um sistema de telemetria avançados que reúne e resume informações monitorizadas por cerca de 40 sensores espalhados pelo veículo, exibindo uma vasta gama de informações, em tempo real, como: tempos dos zero aos 100 km/h e dos 0 aos 400 m, a operacionalidade do sistema 4CONTROL, regime do motor, binário, potência, o ângulo do volante, o conta-quilómetros; e ainda muitas outras informações sobre o veículo: temperatura do óleo, ar no coletor, embraiagem nas caixas EDC…

O chassis Cup deste Mégane R.S. Trophy conta com um diferencial autoblocante mecânico Torsen, inovadoras suspensões com quatro batentes hidráulicos de compressão (uma solução herdada dos ralis), mas também uns amortecedores 25% mais rígidos, molas 30% mais firmes e barras estabilizadoras mais rígidas em 10%, comparativamente ao chassis Sport do Novo Mégane R.S..

Para lidar com o aumento da potência e com a exigência de travagem, a marca implementou discos de travões dianteiros bimatéria. Com uma redução de 1,8 kg por roda em termos de massas não suspensas, oferecem uma melhor dissipação do calor em utilização intensiva, para obter uma melhor resistência.

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