Texto: Bruno Contreiras Mateus
Com apresentação ao público marcada para o Salão Automóvel de Paris, de 14 a 20 de outubro, a Renault avança que o design apresentado aos jornalistas do Twingo corresponde em 90% à versão final que entrará no mercado lá para 2026, revelou Sandeep Bhambra, engenheiro da marca francesa.
Inspirado na mais icónica geração do Twingo, a primeira, com cerca de 30 anos (chegou ao mercado em 1992), o futuro E-Tech reinterpreta as suas linhas minimalistas e assumirá também cores vibrantes.No design exterior à frente, vemos o regresso do olhos de rã, na iluminação. E atrás, as luzes mantêm linhas redondas, idênticas conjugadas com as da frente. O perfil do carro acompanha bastante o desenho da primeira geração, só que desta vez esconde portas de acesso ao banco de trás. Sandeep Bhambra não esconde que “já ninguém compra carros de três portas”, a não ser propostas desportivas, o que não é o caso.
Falando de um veiculo citadino, de entrada de gama nos elétricos, é importante para a marca garantir o melhor acesso atrás, e lugar para quatro passageiros com total conforto. É pequeno por fora (3,8 metros de comprimento), ainda que tenha crescido bastante em relação ao modelo original, e espaçoso por dentro. É isso que promete a Renault.
Em relação à versatilidade interior do primeiro Twingo, onde os bancos se adaptavam às várias necessidades de consumo, a preocupação da marca francesa é de manter esse desígnio, embora ainda não estejam em condições de assegurar que assim será na versão de produção. O teto panorâmico, como opção, acrescenta luz interior para uma utilização mais familiar.
A marca anuncia que esta proposta deverá chegar ao mercado com preços perto dos 20 mil euros (não sabemos o que irá mudar em relação ao mercado português), mas o objetivo é posicionar o Twingo como um carro acessível nos modelos 100% elétricos. Assim, a marca garantirá que mais pessoas terão acesso à mobilidade elétrica, especialmente nas cidades.
“Desenvolvido pela Ampere com o objetivo de oferecer um preço de entrada inferior a 20 mil euros, a Renault compromete-se a colocar a mobilidade eléctrica ao alcance de um número cada vez maior de pessoas, tal como o faz com os outros modelos da sua gama eléctrica: Renault 5 E-Tech elétrico, Renault 4 E-Tech elétrico, Megane E-tech elétrico e Scenic E-Tech elétrico”, avança a marca em comunicado.