O Riversimple Rasa é um veículo de origem britânica, movido a hidrogénio, e concebido com o único objetivo de se assumir como alternativa acessível aos adeptos da tecnologia de propulsão de emissões zero.
Entre os trunfos, a pequena companhia destaca uma autonomia para cerca de 500 quilómetros e tempos de reabastecimento incomparavelmente mais rápidos dos que os tempos de carga habituais das baterias elétricas.
A construção do Rasa arrancou há cerca de cinco anos, evoluiu em velocidade cruzeiro, encontrando-se já numa fase final de testes dinâmicos com protótipos. Recentemente, a empresa foi obrigada a travar o desenvolvimento do carro, consequência do forte abalo financeiro sofrido durante a crise pandémica da Covid-19. Mas, com recurso a uma campanha de ‘crowdfunding’, foi possível angariar mais de dois milhões de euros e salvar o projeto.
De volta à estrada
O investimento vai permitir à equipa liderada Hugo Spowers, o criador do Morgan LIFEcar, regressar à estrada, para tentar colocar o carro a hidrogénio de baixo custo a circular nas estradas europeias.
O Rasa é um bilugar com uma carroçaria ultraleve, que faz com que o peso total de conjunto seja apenas 580 kg. O sistema de propulsão por célula de combustível gera 8,5 kW (11,5 cv) de potência, o que lhe permite percorrer 480 km. Mas esta distância não vem apenas de um único tanque de hidrogénio. As baterias também conseguem recuperar energia através da força de travagem, através do uso de supercapacitadores, que recuperam energia rapidamente e podem usá-la imediatamente, poupando a ‘fuel-cell’.
A Riversimple também pretende apresentar um modelo de negócio inovador, sugerindo um modelo de subscrição que obriga ao pagamento de uma mensalidade no valor de 500 euros, manutenção, seguro e hidrogénio incluídos.