A ideia dos automóveis vocacionados para utilização nas agitadas metrópoles modernas vai ganhando cada vez mais força, com novas visões para um futuro em que o espaço a bordo ganha importância para além da condução. Esta noção é aprofundada pela chinesa Pix Moving com o seu RoboBus, um pod autónomo e 100% eléctrico que tem no seu interior espaçoso uma abordagem de ‘lounge’ sobre rodas que pode servir de escritório móvel ou mesmo configurar-se como um quarto sobre rodas.
Desenhado para transportar até seis pessoas, sem ultrapassar uma carga máxima de 510 quilos, e acelerar entre os 15 a 30 km/hora, para uma autonomia de até 100 quilómetros entre carregamentos, cada uma das rodas do Robobus pode girar de forma individual, o que faz deste veículo um dos mais ágeis do género nos apertos das cidades.
As primeiras 2.500 unidades a serem produzidas até ao final deste ano vão estar dedicadas a missões de limpeza de ruas e instalações industriais na China e como viaturas de apoio a lares de idosos no Japão.