A data de 10 de outubro ainda não é oficial, mas foi lançada pela agência Blomberg e confirmada por meios internacionais.
O robotáxi da Tesla esteve para ser lançado a 8 de agosto, uma data que fora confirmada pelo próprio Elon Musk. Mas foi o próprio patrão da Tesla o responsável pelo adiar do evento, ao impor mudanças de design.
A alteração da data possibilitou também a construção de vários protótipos que serão utilizados na apresentação.
O robotáxi da Tesla será apresentado num evento que se irá realizar nos estúdios de cinema da Warner Bros. Discovery, na zona de Los Angeles.
Os estúdios simulam um bairro suburbano e um centro de uma cidade. Ao optar pela apresentação nesta cidade cinematográfica, a Tesla garante um ambiente controlado.
Especula-se que o objetivo da marca norte-americana seja o de demonstrar aos participantes como seria ser recolhido por um robotáxi em casa e transportado até o centro da cidade.
O Estúdio da Warner Bros. Discovery é uma área grande, com várias ruas e a réplica de um centro de cidade pequeno. O terreno de 44 hectares tem 29 palcos de som e já serviu de cenário para produções famosas, desde os filmes do Batman à série de televisão Friends.
O objetivo final da Tesla é o de substituir o condutor por um sistema de câmaras e redes neurais.
A concretizar-se, este será o grande avanço da Tesla, uma vez que serviços de de condução autónoma já a operar nos Estados Unidos, como a Waymo e Cruise focam-se em operar dentro de áreas urbanas limitadas com o uso de mapas.
A empresa de Elon Musk visa desenvolver um sistema que imite a condução humana, permitindo a operação em qualquer lugar sem a necessidade de mapeamento prévio ou conexão à Internet. A confirmar-se a notícia, a 10 de outubro saberemos se a Tesla já chegou a um tal patamar.