Rolls-Royce restaurou os seus Goodwood Soapbox

28/03/2024

os da Rolls-Royce têm trabalhado arduamente ao longo dos últimos meses para restaurar um par de antigos automóveis de corrida “gravity”, que foram os dois primeiros veículos encomendados pela marca para comemorar o seu renascimento no início dos anos noventa, sob a direção da BMW.

 

Baptizados de forma apropriada como RR0.01 e RR0.02, o duo participou nos desafios de Soapbox de Goodwood, no qual automóveis sem motor são conduzidos pela famosa colina apenas ‘motorizados’ com a ajuda da… gravidade. E da coragem também, aparentemente.

O RR0.01 antecipou o design do Phantom VII e uniu um corpo de fibra de carbono e vidro com um compósito de placas de favo de mel e alumínio. A enorme grelha vertical faz também com que o 01 pareça o bólide de um vilão de banda desenhada do início do século XX, enquanto as jantes de 874 raios lhe conferem um carácter muito particular.

Por outro lado, o RR0.02 parece muito mais sério quanto à sua postura competitiva. Inspirado no Silver Ghost original (que venceu o Alpine Trial de 1913, entre outras conquistas) é, tal como o primeiro, construído para a alta velocidade. Como tal, há um corpo esculpido para melhor canalização do ar e jantes de carbono fechadas e pneus tubulares para limitar a resistência ao rolamento. Como resultado, o 02 cruzou a linha de chegada do evento de Soapbox de 2013 a uma incrível velocidade de 115 km/h – um feito impressionante para algo sem motor.

Ambos os automóveis foram efectivamente retirados nos 11 anos que se seguiram, mas após um restauro completo da sua carroçaria e mecânica, poderão regressar em breve às corridas.

Fonte: Top Gear