Poucos telemóveis têm a imagem de longevidade do velhinho e muito robusto Nokia 3310, que volta agora a ser notícia, mas não pelos melhores motivos: criminosos estão a voltar a usar o dispositivo, que é já uma versão muito ultrapassada dos smartphones modernos, não para fazer ou receber chamadas telefónicas, mas para roubar automóveis!

De acordo com vários relatos, o Nokia 3310 agora é uma ferramenta muito procurada para hackear carros, já que reúne as características para permitir a instalação de programas que conseguem clonar a chave eletrónica do veículo e acionar a ignição.

Entre vários vídeos que já circulam no Youtube a demonstrar a façanha, este que pode ver mais abaixo mostra como um Toyota pode ser ligado sem chave, apenas conectando o referido telemóvel ao carro, através de um cabo USB, selecionando depois a opção de obter dados do veículo.

Especialistas já comentaram sobre este novo fenómeno da criminalidade para esclarecer que o dispositivo usado como ‘hospedeiro’ de todo o hardware que permite hackear o sistema dos automóveis, podia ser o famoso Nokia 3310 ou qualquer outro com as mesmas características, nomeadamente as também muito populares colunas de som portáteis de marcas como a JBL.

Como é que isto é possível? De acordo com os mesmos especialistas, a falha estará nos sistemas de segurança dos veículos que aceitam mensagens de unidades de controlo (ECU) que não são autorizadas, por falta de segurança criptográfica no envio de dados com código identificador pela rede ao iniciar o processo de transferência de informação.

Veja como tudo acontece no vídeo abaixo: