A era da mobilidade elétrica está repleta de desafios e para acelerar transição de paradigma energético é necessário desmistificar alguns mitos ainda associados à tecnologia.
A Mobi.E, empresa pública que gere a rede nacional de carregamentos, respondeu às questões mais frequentes sobre as características de um automóvel elétrico e sua a utilização de todos os dias.
1. Os veículos elétricos são mais caros? Cada vez mais, os carros elétricos estão a ficar economicamente atrativos. Um veículo destes pode apresentar os mesmos valores que um equivalente a gasóleo ou gasolina, para as mesmas características e nível de equipamento. O preço da bateria também desceu em cerca de 80% nos últimos dez anos. Além disso, existe o direito a benefícios fiscais e um menor custo de manutenção, o que faz com que os custos totais sejam menores.
2. Não existem postos de carregamentos suficientes? Existem muitas alternativas de carregamento. O número de postos de carregamento para veículos elétricos está a crescer rapidamente. A rede Mobi.E conta com mais de 2.500 postos de carregamento, três quartos dos quais são carregadores de CA, disponibilizando um total de 5.100 tomadas. Cada vez é maior o número de empresas que disponibilizam postos de carregamento aos seus funcionários e clientes, havendo ainda a possibilidade de realizar carregamentos domésticos.
3. Os carregamentos são demorados? Um veículo está estacionado, em média, mais de 90% do tempo, nomeadamente em casa ou no trabalho, pelo que se carregar neste período, o utilizador não sente o tempo de carregamento. O tempo de carregamento é importante em deslocações longas e, para estas situações, o utilizador tem já à sua disposição estações de carregamento de alta potência, que fazem com que o tempo de espera seja reduzido.
4. A mobilidade elétrica retira emprego? Fabricar um veículo elétrico exige menos 30% de esforço do que produzir um com motor de combustão. A longo prazo, poderia existir menos empregos na indústria automobilística. No entanto, o sucesso dos veículos elétricos manterá esta indústria em total funcionamento. Além disso cria novos empregos para a produção, instalação, operação e manutenção dos postos de carregamento, para o desenvolvimento de soluções tecnológicas específicas. Só a rede Mobi.E conta com mais de 30 produtores certificados, 22 comercializadores e mais de 70 operadores.
5. Não existem matérias-primas suficientes? Mediante a tecnologia atual, a quantidade de lítio existente é suficiente para produzir baterias para bilhões de carros. Além disso, as baterias antigas são recicladas (a longo prazo, é possível alcançar uma taxa de reciclagem de até 97%).
6. Os veículos elétricos não fazem longas viagens? Os veículos elétricos não são unicamente direcionados a fazer viagens de curta duração. Os veículos mais recentes apresentam autonomias em torno dos 400 km.
7. Os veículos elétricos são perigosos? Os veículos elétricos possuem o grau de segurança mais alto, como os carros convencionais. Têm sistemas de segurança que evitam o risco de incêndio ou de choque elétrico.
8. Muitos veículos elétricos irão sobrecarregar a rede? Os veículos elétricos também garantem o fornecimento seguro de energia. Um estudo feito na Alemanha demonstrou que, mesmo que se começasse a conduzir mais de um milhão de veículos elétricos, a sua rede elétrica era capaz de dar resposta. Já a Noruega, país com maior utilização de carros elétricos, demonstra que não há necessidade em se preocupar com o fornecimento de eletricidade.