Salão Motorclássico celebra os 50 anos do VW Golf

13/01/2024

O Salão Motorclássico, dedicado ao universo dos veículos clássicos e com data marcada para os dias 23, 24 e 25 de Fevereiro, celebrará os 50 anos do Golf, modelo incontornável que se confunde com a própria Volkswagen, e que personifica a expressão “bestseller” como poucos outros. Com a notável marca de mais de 37 milhões de exemplares comercializados ao longo de oito gerações, o Golf deixou ao longo dos anos uma marca ímpar no panorama automobilístico mundial.

Foi em 1974 que a Volkswagen apresentou ao mundo o primeiro Golf, marcando uma autêntica revolução na indústria automóvel, sucedendo ao lendário Carocha. Consigo, trazia inovações para a marca como a tracção dianteira, abandonando ainda a colocação traseira do motor, e apresentando uma nova concepção, caracterizada pela generosa porta da bagageira e pelo banco traseiro rebatível. O design de linhas rectas, concebido por Giorgetto Giugiaro, não só conferiu uma nova estética à marca de Wolfsburgo como também definiu um padrão de proporções e traços de identidade (como o largo pilar C) que seria mantido nas gerações seguintes.

O Golf rapidamente se tornou a personificação da Volkswagen, alcançando a notável marca de um milhão de unidades vendidas logo em 1976. Até ao presente, foram entregues mais de 37 milhões de unidades, destacando-se desde logo como o automóvel europeu de maior sucesso, sendo no processo o Volkswagen mais vendido de todos os tempos.

Com bilhetes à venda com desconto por tempo limitado, o Salão Motorclássico é organizado pelo Museu do Caramulo e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Turismo de Lisboa, Fidelidade, RTP, Antena 1, Jornal dos Clássicos, Speedflag e Banco BPI | Fundação la Caixa.

Para mais informação sobre o Salão Motorclássico consulte o site www.motorclassico.com.