Publicidade Continue a leitura a seguir

#saveSion: Vamos assistir ao eclipse do carro solar?

Publicidade Continue a leitura a seguir

Última tentativa desesperada dos alemães da Sono Motors para evitar o cancelamento do revolucionário Sion.

O carro solar para as massas está em risco eclipsar-se… A Sono Motors enfrenta várias dificuldades no cenário atual de inflação, custos energéticos elevados e escassez de componentes, que pretende ultrapassar com uma campanha especial de pré-reservas para o Sion, numa última tentativa para garantir a viabilidade do carro elétrico que pode recarregar-se sozinho ao sol.

O arranque da produção do Sono Sion estava programado para meados de 2023, mas a companhia alemã não foi capaz de garantir o investimento necessário para avançar. Agora, o movimento #saveSion (salve o Sion, em português), procura captar mais dinheiro.

A Sono Motors conta atualmente com mais de 21.000 reservas de particulares e cerca de 22.000 reservas de empresas e frotas. O objetivo é aumentar esse número de reservas e com um maior grau de compromisso, pagando até 90% do carro, que foi anunciado com um preço base de 29.900 € na Alemanha.

De acordo com o fabricante, 5.000 encomendas nestes moldes impediam o eclipse do carro solar.

Carrega ao sol
O carro elétrico solar da Sono Motors já foi para a estrada para cumprir provas de certificação que antecedem o arranque da produção em série do modelo elétrico que tem a capacidade de poder carregar-se enquanto se conduz ou mesmo quando está parado ao sol, graças aos painéis solares, com um total de 458 células que estão integradas no capot, no tejadilho e nas portas.

A solução promete aumentar em 34 quilómetros a autonomia da bateria de lítio-ferro-fosfato (LFP), que não utiliza cobalto, e que, segundo a empresa, evita o risco de se incendiar.

A autonomia anunciada pela start-up alemã, para as versões equipadas com a bateria standart de 54 kWh de capacidade, é de até 305 km, permitindo a opção de carregamento rápido para recuperar até 80 % da carga em 35 minutos. O modelo também está equipado com a tecnologia de carga bidirecional com uma potência de até 11 kW.

Musgo no tablier purifica o habitáculo
A versatilidade é outro trunfo do Sion. Embora não seja conhecido ainda o seu design definitivo, a carroçaria de 5 portas tem habitáculo amplo e desafogado para o transporte de cinco passageiros em ótimas condições de conforto, além mala com avantajados 650 litros, volumetria que pode chagar aos 1250, rebatendo-se os encostos dos bancos traseiros.

Também no interior o carro solar da Sono Motors apresenta uma solução realmente inovadora: numa secção do painel de bordo, junto ao moderno o sistema de infotainment com ecrã de 10’’, os engenheiros aplicaram musgo, que serve para ajudar a purificar o ar no interior do veículo.