Sbarro Super Eight, o pequeno automóvel com coração Ferrari

18/01/2024

A Sbarro é uma empresa suíça, fundada em 1971 por Franco Sbarro e, ao longo dos anos de actividade, tem produzido automóveis completamente “fora da caixa”. Inicialmente, o seu principal foco, foi a produção de réplicas de modelos como o Lola T70, o BMW 328, o Ford GT40, o Bugatti Royale ou o Mercedes-Benz 540K. Ao longo dos anos começou a produzir os seus próprios automóveis, sempre em pequena escala e, na sua grande maioria, com tecnologias de ponta.

Em 1984, a Sbarro produziu um exemplar do Super Eight, apresentando no Salão de Genebra do mesmo ano. Este modelo seguiu a linguagem do Super Twelve apresentado em 1981, mas, ao contrário deste que utilizava dois motores Kawasaki de seis cilindros, o Super Eight utiliza o motor V8 de 3,0l de cilindrada do Ferrari 308, montado na traseira e com a caixa de cinco velocidades do modelo italiano.

O motor do Super Eight debita 260cv e a potência é transmitida unicamente para as rodas traseiras. Apesar da potência ser superior em relação do Super Twelve, o Super Eight é automóvel mais civilizado. Pouco conhecido no mundo automóvel, o Super Eight está no grupo restrito dos hatchback de motor central, que nasceram nos anos 80 para homologação do Grupo B.

A qualidade do interior surpreende, pois é construída seguindo o padrão Ferrari, com apenas dois bancos. Abrindo o vidro traseiro, tem-se acesso a uma zona toda em carpete e ao pneu suplente. É também aqui que se acede o motor montado transversalmente. Na frente tem um pequeno espaço para bagagem.

Com um valor a ultrapassar os seis dígitos, o único Sbarro Super Eight é um item de coleccionador absolutamente exclusivo, a prometer emoções que nos transportam para a loucura de outros tempos.