Se conduz um carro elétrico, tem de usar estes truques no Google Maps

18/11/2022

Entre as dezenas de funcionalidades, o Google Maps tem estas cinco ajudas imprescindíveis para quem conduz automóveis elétricos.

O Google Maps é uma das aplicações para smartphones com mais carregamentos e há muito que deixou de ser apenas uma maneira fácil de o fazer chegar de ponto A ao ponto B no mínimo de tempo possível. A atualização mais recente, por exemplo, passou a disponibilizar rotas ecológicas, a opção para condutores que estão mais preocupados em poupar combustível até ao destino. Uma de dezenas de funcionalidades, incluindo estas cinco ajudas imprescindíveis para quem conduz automóveis elétricos:

1.Pesquisar estações de carregamento

Pode pesquisar no Maps tomadas compatíveis com o seu carro e escolher o que aparece nos resultados por: Tipos de carregador, Redes de pagamento e Velocidades de carregamento.

Se adicionar uma estação de carregamento ao longo do trajeto, é apresentado um tempo de carregamento mínimo recomendado. Os tempos de carregamento variam consoante o nível da bateria do carro à chegada, as capacidades de carregamento do carro e a velocidade de carregamento da estação.

Sugestão: toque numa estação de carregamento para obter mais informações, como a potência de saída.

O utilizador pode selecionar o conector do seu carro e, na procura de postos de carregamento, serão apresentados apenas os que são adaptados ao seu veículo.

2.Nível da bateria à chegada

Quando pesquisa um local no Maps, é apresentado o nível da bateria estimado à chegada do carro. Quando inicia a navegação, o nível da bateria à chegada é atualizado continuamente à medida que conduz.

3.Assistência de carregamento

Se não chegar ao seu destino sem carregar e precisar apenas de uma paragem numa estação de carregamento, ser-lhe-á pedido que selecione uma estação de carregamento ao longo do seu trajeto.

Se não alcançar o seu destino sem carregar e necessitar de várias paragens em estações de carregamento, serão todas adicionadas automaticamente ao longo do seu trajeto. O tempo de carregamento será incluído na duração da viagem.

Para adicionar uma estação de carregamento ao seu trajeto, toque em ‘Adicionar paragem para carregamento’ e selecione uma estação de carregamento.

4.Acesso direto ao ponto de recarga habitual

Localizou os pontos de carregamento perto da sua casa ou local de trabalho e há alguns deles que, quer pela localização, potência ou porque costumam ser gratuitos, são os que utiliza com mais frequência.

Com o Google Maps, você pode criar uma lista de estações de carregamento perto de sua casa, escritório ou local de descanso. Desta forma, sempre que necessitar, basta recorrer à lista e sem ter de procurar todas as possibilidades próximas.

Além disso, você pode definir um deles como o seu ponto de carregamento preferido. A app criará um atalho e este ponto aparecerá como mais um ícone no dispositivo, e bastará pressionar quando pretende guiar até ele.

5.Rotas mais eficientes

Esta funcionalidade é a mais recente, aliás, ainda não está integrada em todas as versões ou em todos os países europeus.

O Google Maps otimizou seu algoritmo para que, além da rota mais rápida ou mais curta, o utilizador possa optar por seguir a rota mais eficiente. Para fazer isso, você deve ir ao menu de configurações da app e ativar a rota “maior economia de combustível”.

Depois, basta indicar que conduz um carro elétrico e o navegador dará prioridade aos trajetos na cidade, nos quais estes veículos assumem o menor gasto.