Seleção portuguesa de futebol desafiada a usar transportes com baixas emissões

12/03/2024

Organizações europeias incentivam equipas nacionais a não viajarem de avião durante o Europeu de futebol na Alemanha e darem preferência ao comboio. Seleção portuguesa também foi desafiada para esta “partida” ecológica.

 

A Zero, através de carta dirigida ao Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, desafiou a Seleção Nacional a viajar de forma sustentável durante o Euro 2024 nas deslocações dentro da Alemanha, escolhendo meios de transporte com baixas emissões, como o comboio, comprometendo-se assim a evitar o transporte aéreo com emissões muito elevadas. Este mesmo desafio foi lançado por organizações congéneres da Zero às outras equipas que irão participar neste campeonato a realizar-se entre 14 de junho a 14 de julho.

A SELEÇÃO TEM UMA OPORTUNIDADE ÚNICA DE SERVIR DE EXEMPLO MODELAR AO PAÍS E AO MUNDO NA TRANSIÇÃO PARA UMA MOBILIDADE MAIS SUSTENTÁVEL. FICA A QUESTÃO: APROVEITÁ-LA-Á?

Esta é uma iniciativa conjunta com a Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E), surgindo como complemento ao acordo assinado entre a UEFA e a empresa ferroviária alemã Deutsche Bahn para incentivar os adeptos a viajar de comboio para a Alemanha e no seu interior.

“Um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta é a crise climática causada pela emissão de gases com efeito de estufa, como o dióxido de carbono. Os transportes, nomeadamente o rodoviário e o aéreo, são responsáveis no mundo inteiro por cerca de um quarto das emissões totais deste gás. Por isso, mudar a forma como nos deslocamos é fundamental para cumprir o compromisso assumido no Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a menos de 1,5°C, e o futebol, em particular a seleção portuguesa, pode desempenhar um papel importante e exemplar na luta contra as alterações climáticas”, aponta a associação.

A Zero considera que a Seleção tem uma oportunidade única de servir de modelo também fora de campo, contribuindo para mudar a forma de pensar e o comportamento dos cidadãos em matéria de deslocações, dando um exemplo positivo no que se refere às escolhas de transporte da equipa. Por isso, os ecologistas questionam: “Está a Seleção Portuguesa de Futebol disposta a viajar de forma sustentável durante o Euro 2024, evitando usar o avião e optando por meios de transporte como o comboio nas deslocações dentro da Alemanha?”
Fica a pergunta no ar.