Será sacrilégio? Porsche 911 Cabrio raro convertido a elétrico com motor Tesla

04/09/2023

A Porsche construiu apenas 250 exemplares do 911 America Roadster de 1992 a 1993, tornando-o uma criação rara. Agora, um motor elétrico de um Tesla substituiu o motor boxer de 3,6 litros e seis cilindros.

 

A Porsche saltou para o campeonato dos veículos elétricos quando revelou o Taycan. Entre os fãs da marca alemã, há quem não dispense as linhas e a performance do 911, desejando, contudo, um toque moderno como carro elétrico.

A Sacrilege Motors tornou realidade o sonho de um cliente ao restaurar e converter um Porsche 911 raro da década de 1990 num EV clássico com o apelido de Blackbird.

Este 911 clássico é um Porsche 911 America Roadster do modelo do ano 1992. É uma variante cabriolet de produção limitada do Porsche 964 Carrera 2 que apresenta uma carroçaria Turbo. Isso significa que este exemplar apresentava a configuração mecânica do Carrera 2, mas foi buscar as rodas, os para-lamas, travões e suspensão a um Turbo.

A Porsche construiu apenas 250 exemplares do 911 America Roadster de 1992 a 1993, tornando-o uma criação rara. Originalmente, o clássico apresentava um motor boxer de 3,6 litros e seis cilindros em linha refrigerado a ar, entregando 247 cv de potência máxima. Enviando a potência para as rodas traseiras através de uma transmissão manual de cinco velocidades, este motor permitia que o 911 America Roadster acelerasse de 0 a 60 km/h em cerca de 5,6 segundos.

Originalmente.

Isto porque cerca de 31 anos depois de ter nascido, este exemplar do 911 America Roadster abandonou o motor boxer de seis cilindros. Em vez disso, ganhou um motor elétrico personalizado (do Tesla Model S) como propulsão. Este motor debita cerca de 500 cv de potência máxima e 500 Nm de binário, tornando-o quase tão potente quanto o Taycan 4S. Este nível de potência permite que o Blackbird (como foi batizado nesta conversão em homenagem à aeronave supersónica Lockheed SR-71) de 1451 kg sprinta de 0 a 96 km/h em menos de quatro segundos. Ainda mais rápido!

Totalmente restaurado na Sacrilege Motors, o Blackbird obtém a sua energia de uma bateria de 62 kWh com o sistema CCS Rapid Charging, permitindo carregamento rápido. Este clássico totalmente elétrico pode viajar até 320 km antes de precisar de outra recarga.

Dado que o Blackbird mantém a mesma distribuição de peso do Porsche 911 America Roadster original, esta conversão EV preservou as características clássicas de um 911, ao mesmo tempo que aumentou a sua performance e reduziu o impacto ambiental.

O desempenho atualizado desta conversão EV do Porsche 911 America Roadster não se deve apenas ao seu motor elétrico, mais potente. As suas outras especificações são todas de nível performance, incluindo suspensão, travões, jantes e pneus.

Na suspensão, o Blackbird recorre a amortecedores de competição da Penske e a potência de travagem é garantida por travões de performance Brembo. As jantes Fiske receberam pneus Michelin PS2 235/40ZR-18 à frente e pneus Michelin PS2 295/35ZR-18 atrás.