Skoda Elroq é o primeiro SUV compacto 100% elétrico da marca

05/10/2024

O novo Skoda Elroq é o primeiro SUV compacto da marca totalmente elétrico e chega com um preço inicial de cerca de 33.000 euros. As entregas na Europa estão marcadas para o primeiro trimestre de 2025.

 

O Elroq é o SUV compacto 100% elétrico mais acessível na Europa e alcança a paridade de preço de tabela em muitos mercados com o o seu homólogo Karoq com motor a combustão.

Em Portugal, o Karoc tem como preço base os 31.610€, pelo que a paridade de preço é praticamente conseguida se o Elroq chegar ao nosso país nos 33.000 euros anunciados.

Quatro variantes de motorização

Construído com base na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, o Skoda Elroc tem quatro variantes de motorização: o Elroq 50, 60, 85 e 85x. Estes modelos variam na capacidade da bateria e na potência correspondente, que vai de 125 kW a 220 kW.

O Elroq 50 é a variante de entrada de gama, tem tração traseira, uma bateria com uma capacidade bruta de 55 kWh e um motor elétrico no eixo traseiro com uma potência máxima de 125 kW. Já o Elroq 60 tem uma bateria de 63 kWh e um motor elétrico de 150 kW. Estes dois modelos atingem uma velocidade máxima de 160 km/h.

As variantes Elroq 85 e Elroq 85x estão equipadas com uma bateria de 82 kWh. Enquanto o Elroq 85 com tração traseira tem uma potência máxima de 210 kW, o Elroq 85x é dual motor com tração integral de série e uma potência máxima de 220 kW. Ambas as versões, o Elroq 85 e o 85x, atingem uma velocidade máxima de 180 km/h e oferecem uma autonomia elétrica de mais de 560 quilómetros.

Em qualquer das quatro versões de motorização, as baterias podem ser carregadas de 10% a 80% em menos de 28 minutos

Nova linguagem de design

O novo modelo 100% elétrico agora lançado estreia a nova linguagem de design que a marca batizou de Modern Solid. Esta linguagem define-se no exterior por linhas limpas em que os elementos de design tradicionais ganham uma perspetiva totalmente nova. A Tech-Deck Face em preto brilhante substitui a típica grelha da Skoda, continuando a fazer referência às linhas familiares da marca.

A nova frente também é caracterizada por um para-choques dianteiro robusto com uma inserção Unique Dark Chrome, enquanto o gráfico dos faróis “quatro olhos” do SUV da Skoda foi completamente reinterpretado. O Elroq é também o primeiro modelo a apresentar as letras Skoda tanto no capot como no volante.

O “mais acessível” do segmento

Klaus Zellmer, CEO da Skoda Auto, afirma que“o Škoda Elroq é o nosso primeiro modelo BEV na classe dos SUV compactos, o subsegmento de crescimento mais rápido e mais popular na Europa. O Elroq destaca-se por ser o nosso primeiro modelo a adotar a linguagem de design Modern Solid, definida pela robustez, funcionalidade e novos detalhes visuais, como a Tech Deck Face preta. Uma vasta escolha de tamanhos de bateria e um excelente coeficiente de resistência permitem uma autonomia de mais de 560 quilómetros”.

“O pacote de equipamento de série é extenso, incluindo vários sistemas de assistência de última geração. Com um preço inicial muito competitivo de cerca de 33.000 euros em mercados europeus selecionados, o Elroq é o veículo mais acessível do seu segmento em toda a Europa, alcançando a paridade de preços com o seu homólogo ICE em muitos mercados”, sublinha.

Bagageira generosa

O Elroq tem uma bagageira com 470 litros de capacidade de bagagem (até 1.580 litros com os bancos traseiros rebatidos) e compartimentos no habitáculo que oferecem 48 litros de capacidade de arrumação suplementares.

O novo SUV compacto da marca checa apresenta um sistema de infoentretenimento com um ecrã de 13 polegadas, um cockpit virtual de 5 polegadas e está equipado com o head-up display com realidade aumentada.

Interior sustentável

O interior é espaçoso e de linhas simples, tem materiais inovadores e sustentáveis, como o o Recytitan, um material composto por 78% garrafas de plástico recicladas e, pela primeira vez em modelos Škoda, vestuário reciclado pós-consumo.

Os sistemas de assistência do Skoda Elroq incluem o Travel Assist e a assistência ao estacionamento de última geração que com o Remote Parking e o Remote Training Parking.

Com o Remote Parking, as manobras de estacionamento podem ser controladas a partir do exterior, com recurso à aplicação MySkoda.

Já o Training possibilita que o Skoda Elroq memorize as aproximações a cinco locais diferentes de estacionamento e até 50 metros de distância. Memorizadas as aproximações, o automóvel conduz até ao local e estaciona de forma automática.

A Skoda já abriu as pré-encomendas em 12 mercados europeus para uma First Edition limitada e com uma marca especial, uma faixa de luz que liga visualmente os faróis, vem como um tejadilho e pilares A pintados de preto. Em Portugal, a pré-encomenda desta edição ainda não está disponível.

O Skoda Elroq chegará ao mercado no primeiro trimestre de 2025, com um preço a rondar os 33.000 euros.