Skoda Epiq: SUV elétrico de segmento B por 25 mil euros

18/03/2024

Com um preço de entrada a rondar os 25.000 euros, o futuro Skoda Epiq quer assumir-se como a escolha perfeita para os novos clientes da mobilidade elétrica.

 

A Skoda revelou o nome do seu futuro SUV urbano 100% elétrico, juntamente com um estudo de design que mostra um primeiro vislumbre do novo modelo. O Skoda Epiq, que deverá ser apresentado em 2025, custará cerca de 25.000 euros. Com 4,10 metros de comprimento, contará com um interior com espaço para cinco pessoas e bagageira de até 490 litros de capacidade. O veículo irá integrar a nova linguagem de design da marca, batizada de Modern Solid, no exterior como no interior.

O novo SUV citadino será fabricado em Pamplona, Espanha, enquanto projeto conjunto de desenvolvimento e de produção das marcas Skoda, Cupra e Volkswagen.

“O SKODA EPIQ SERÁ UM SUV COMPACTO QUE IRÁ REUNIR VÁRIAS QUALIDADES A UM PREÇO ATRATIVO, INCLUINDO UM INTERIOR AMPLO” – KLAUS ZELLMER, CEO DA SKODA

A marca indica que o Epiq irá oferecer uma autonomia elétrica máxima de mais de 400 quilómetros.

“O Skoda Epiq será o primeiro veículo de produção a apresentar um interior minimalista Modern Solid, centrado em materiais duradouros, práticos e sustentáveis”, anuncia o emblema.

Inclui um compartimento de arrumação aberto com carregador sem fios para telemóvel na consola central flutuante, bem como compartimentos Simply Clever para mais soluções de arrumação. A bagageira também beneficia de alguns dos pormenores Simply Clever característicos da marca, tais como ganchos para sacos, elementos de carga, locais de fixação e um compartimento oculto sob o piso.

O volante de dois raios exibe as novas letras Skoda, bem como botões físicos e comandos táteis hápticos com detalhes em cor de laranja para controlar as principais funções durante a condução. A chave móvel digital permite um vasto leque de interações através do smartphone do cliente, melhorando, assim, a experiência digital do utilizador. O Skoda Epiq também incorpora tecnologia de carregamento bidirecional, transformando o automóvel numa unidade móvel de armazenamento de energia capaz de alimentar outros aparelhos.

O Skoda Elroq será o primeiro veículo a ser lançado enquanto parte da mais recente geração de modelos elétricos, com estreia prevista para o final deste ano. O Epiq irá expandir o portfólio totalmente elétrico da Skoda, sendo o segundo de seis novos veículos elétricos com lançamento previsto para os próximos anos.

A explicação para o nome Epiq
A Skoda explica a razão do nome Epiq: o E no início significa um modelo Skoda 100% elétrico, enquanto o Q no final o identifica como um membro da família SUV da marca. Epiq deriva da palavra grega antiga “epos”, que significa “palavra” ou “verso”, mas também “conto” ou “poema”. Segundo o construtor, o nome evoca associações positivas, tais como incrível, ótimo, extraordinário e notável.