Skoda inicia a produção do novo Kodiaq na fábrica de Kvasiny

22/01/2024

A Skoda anunciou no passado dia 17 de janeiro o arranque da produção em série da segunda geração do Kodiaq, o seu modelo SUV de referência, na fábrica de Kvasiny, na República Checa.

 

A marca fez investimentos consideráveis na modernização da linha de produção e das instalações de soldadura. Ao transferir a produção da nova geração do Superb de Kvasiny para Bratislava, na Eslováquia, a Skoda criou capacidade adicional em Kvasiny para fabricar os bem-sucedidos modelos Kodiaq e Karoq. Esta alteração permitirá à fábrica produzir anualmente mais 150.000 unidades da sua dupla SUV. A fábrica fica assim apta para produzir até 410 unidades do Kodiaq por dia.

“Foi com o Kodiaq que iniciámos a nossa ofensiva SUV em 2016. O facto de este modelo de sucesso entrar hoje na sua segunda geração é um acontecimento muito especial para toda a equipa. Foram gastas inúmeras horas nos preparativos minuciosos para o início da produção. E, ao investir 49 milhões de euros na modernização das instalações de fabrico, demos um contributo substancial para garantir o futuro da produção na nossa fábrica de Kvasiny. Os meus sinceros agradecimentos a todos os envolvidos. A sua experiência e dedicação são as razões pelas quais podemos agora escrever o próximo capítulo na história de sucesso do nosso SUV emblemático”, Andreas Dick, Membro do Conselho de Administração da Skoda para a Produção e Logística

O investimento realizado também engloba os preparativos para a produção do novo Kodiaq iV, a sua versão híbrida plug-in. As principais melhorias implementadas durante a reconversão da linha de produção incluem atualizações dos manipuladores, da montagem do chassis, das tecnologias de transporte e o aperfeiçoamento das funções dos robots para a aplicação de cola nas janelas.