A Skoda repete o truque: depois de ter inspirado o seu Kodiaq na região do Alasca, a marca checa revelou agora mais informações do seu novo Karoq, um SUV com visual “emotivo e dinâmico”, de acordo com palavras da companhia e que tem um nome que homenageia a linguagem da tribo indígena Alutiiq, que habita naquela zona do globo.

Totalmente novo e com a missão de substituir o Yeti, modelo que ficou a meio-termo entre um SUV e um MPV compacto, o Karoq chega ao mercado com um estilo evoluído face ao que foi revelado com o Kodiaq, chegando igualmente com algumas novidades relevantes, como a iluminação em LED e um painel de instrumentos digital (uma estreia absoluta na Skoda), a exemplo do que sucede noutros modelos do grupo Volkswagen.

Tal como é seu hábito, a Skoda procura dedicar grande atenção ao espaço interior, prometendo capacidades “excecionais”, mas também alavanca muita da sua esperança na gama de motores, que compreendem cinco opções (dois a gasolina e três Diesel) entre os 115 CV e os 190 CV, sendo que quatro deles são novos na Skoda.

a carregar vídeo

A este respeito, o Karoq contará com os novos 1.0 e 1.5 a gasolina e com os 1.6 e 2.0 renovados, todos equipados com tecnologia de injeção direta, start-stop e recuperação da energia de travagem. Com exceção do Diesel mais potente – o 2.0 TDI de 190 CV – todos poderão ser encomendados com caixa manual de seis velocidades ou DSG de sete, sendo que para o tal motor de 190 CV a escolha única é a caixa automática associada a tração integral. Para maior eficiência, o motor 1.5 TSI tem tecnologia de desativação de cilindros.

Quanto ao chassis, também novidades na forma de maior resistência torsional e capacidade de andar fora do asfalto, também muito por obra do sistema de modos de condução com perfis Normal, Sport, Eco, Individual e Snow (4×4), o qual é um opcional. O modo Off-Road melhora as suas competências em pisos de maior instabilidade.

Dimensões generosas

Com um comprimento de 4.382 mm, largura de 1.841 mm e 1.605 mm de altura, o Karoq destaca-se, igualmente, pelos 2.683 mm de distância entre eixos (2.630 mm no caso do 4×4), o que permite assim oferecer grande espaço a bordo. De acordo com a marca, essa será uma das suas características, ao passo que o espaço de carga varia entre os 521 litros com os lugares traseiros em ‘pé’ e os 1.630 litros com o rebatimento dos encostos dos mesmos. O sistema VarioFlex para os bancos traseiros (opcional) tem uma capacidade entre os 479 e os 588 litros no formato de cinco lugares, podendo os bancos ser completamente removidos, criando um espaço de carga de 1.810 litros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.