Os veículos pesados têm exigências de energia elevadas, contudo as baterias de chumbo-ácido que os camiões utilizam têm várias limitações, podendo vir a ser substituídas por uma outra tecnologia que uma start-up portuguesa tem vindo a testar.
Trata-se da solução Go-Start, desenvolvida pela C2C New Cap, em parceria com a Galp, que consiste num módulo de supercapacitores (ou supercondensadores) para camiões, quer transportes de longo curso, onde tipicamente existem maiores necessidades de energia elétrica, quer transportes urbanos onde as paragens e arranques de motor são mais frequentes.
O supercondensador desenvolvido tem um eletrólito à base de água, “por isso, não apresenta risco de incêndio e pode ser carregado em minutos porque prescinde do sistema eletrónico de balanceamento de células”, explica a C2C New Cap.
“As baterias de chumbo são danificadas quando descarregadas abaixo de 50%. Quanto maior a frequência de descargas profundas, maior também o número de substituições. Go-Start usa uma bateria de ciclo profundo preparada para descargas profundas e com uma capacidade de 10 a 15 vezes mais ciclos do que uma bateria de chumbo de arranque”, apontam os responsáveis da C2C New Cap.


A C2C New Cap destaca ainda que o supercondensador Go-Start tem uma longevidade superior às baterias e permite um menor consumo de combustível (com poupanças que podem ser de 1500 euros por ano) que se reflete numa diminuição de CO2 (de cerca de 11%), indo ao encontro dos objetivos de descarbonização.
“Para muitos condutores, a solução para gerir a carga das baterias é simplesmente deixar o motor ligado durante a noite, consumindo 3.5 litros de gasóleo por hora. Este consumo aumenta o custo operacional elevado e gera emissões de carbono desnecessárias”, refere a C2C New Cap.
“Com o Go-Start, os condutores podem apreciar todos os confortos de cabine, sem preocupação de arranque. Agora é possível uma noite inteira de sono sem necessidade de ligar o motor a meio da noite para carregar as baterias”, aponta a empresa.