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Start-up portuguesa desenvolve alternativa para camiões cortarem combustível e CO2

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Para evitar que a bateria descarregue, o motor dos camiões é deixado a trabalhar durante a noite. Há agora uma alternativa mais ecológica.

Os veículos pesados têm exigências de energia elevadas, contudo as baterias de chumbo-ácido que os camiões utilizam têm várias limitações, podendo vir a ser substituídas por uma outra tecnologia que uma start-up portuguesa tem vindo a testar.

Trata-se da solução Go-Start, desenvolvida pela C2C New Cap, em parceria com a Galp, que consiste num módulo de supercapacitores (ou supercondensadores) para camiões, quer transportes de longo curso, onde tipicamente existem maiores necessidades de energia elétrica, quer transportes urbanos onde as paragens e arranques de motor são mais frequentes.

O supercondensador desenvolvido tem um eletrólito à base de água, “por isso, não apresenta risco de incêndio e pode ser carregado em minutos porque prescinde do sistema eletrónico de balanceamento de células”, explica a C2C New Cap.

“As baterias de chumbo são danificadas quando descarregadas abaixo de 50%. Quanto maior a frequência de descargas profundas, maior também o número de substituições. Go-Start usa uma bateria de ciclo profundo preparada para descargas profundas e com uma capacidade de 10 a 15 vezes mais ciclos do que uma bateria de chumbo de arranque”, apontam os responsáveis da C2C New Cap.

Segundo os seus promotores, este tipo de equipamento oferece uma instalação fácil, elimina a necessidade de modificações e entre os seus benefícios estão uma redução drástica da utilização de chumbo e uma diminuição da necessidade de substituição da bateria.

A C2C New Cap destaca ainda que o supercondensador Go-Start tem uma longevidade superior às baterias e permite um menor consumo de combustível (com poupanças que podem ser de 1500 euros por ano) que se reflete numa diminuição de CO2 (de cerca de 11%), indo ao encontro dos objetivos de descarbonização.

“Para muitos condutores, a solução para gerir a carga das baterias é simplesmente deixar o motor ligado durante a noite, consumindo 3.5 litros de gasóleo por hora. Este consumo aumenta o custo operacional elevado e gera emissões de carbono desnecessárias”, refere a C2C New Cap.

“Com o Go-Start, os condutores podem apreciar todos os confortos de cabine, sem preocupação de arranque. Agora é possível uma noite inteira de sono sem necessidade de ligar o motor a meio da noite para carregar as baterias”, aponta a empresa.