A eletrificação do automóvel não será um exclusivo dos veículos de passageiros, havendo mesmo quem defenda que a mudança do paradigma acontecerá de forma mais rápida na classe dos comerciais com vocação vincadamente urbana.
Por isso, um número cada vez maior de empresas e pequenas start-up, muitas especializadas na produção da tecnologia de baterias, vão mostrando interesse crescente em disputar este mercado promissor. Entre as candidatas na linha da frente, a ucraniana Coolon Motors, que acaba de apresentar o seu elétrico para (quase) todo o serviço, assente numa plataforma modular altamente versátil.
Estará disponível em três comprimentos e duas versões de carroçaria, na configuração simples chassis-cabina ou furgão. Para todos, há opção de tração dianteira ou quatro rodas motrizes.
Autonomia para 300 km
O conjunto de motores elétricos oferecem uma potência máxima de 120 kW (162 CV) e 250 Nm e surgem associados a uma bateria de fosfato de ferro-lítio composta por vários blocos de 4 kWh, para autonomia de até 300 km. A velocidade estará limitada a 90 km/h.
A empresa com sede Ucrânia tem planos para arrancar com a comercialização em 2022, com preços a partir de 16.000 dólares (menos de 14.000 euros), valor que parece demasiado otimista para uma start-up desta dimensão. O mesmo acontece com custo baixíssimo de propriedade de 0,07 dólares per quilómetro, sugerido na página da marca na Internet, onde já estão abertas as pré-encomendas.