A Stellantis anunciou a assinatura de um Memorando de Entendimento com a Galloo para o início de negociações para a formação de uma joint-venture dedicada à reciclagem de Veículos em Fim de Vida (VFV).
A joint-venture entre a Stellantis e a Galloo irá trabalhar com os Centros de Tratamento Autorizados, selecionados para recuperar os VFV dos seus últimos proprietários, permitindo a recuperação de peças para reutilização, refabrico e reciclagem.
Espera-se que o serviço seja lançado no final de 2023, inicialmente em França, Bélgica e Luxemburgo, expandindo-se, depois, pela Europa. A joint-venture irá disponibilizar os seus serviços a outros construtores.
O PROGRAMA DE RECICLAGEM TAMBÉM APOIA A META DA STELLANTIS DE CONTAR COM 40% DE MATERIAIS “VERDES” EM VEÍCULOS NOVOS ATÉ 2030.
A localização desta nova fábrica está em estudo, pelo que mais detalhes serão comunicados posteriormente. A transação será finalizada após a assinatura dos documentos finais e estará sujeita às condições habituais de fecho, bem como às aprovações regulatórias.
“Tornar mais fácil para os clientes a reciclagem dos seus veículos em fim de vida é um elemento fundamental para reduzir o impacto ambiental dos nossos veículos”, afirma Alison Jones, Vice-Presidente Sénior de Economia Circular Global da Stellantis. “Devolver peças e materiais à cadeia de valor preserva os recursos mais escassos e ajuda o nosso esforço para alcançar a neutralidade carbónica até 2038. Esperamos implementar o programa este ano e ampliá-lo rapidamente”.
A RECICLAGEM É PARTE INTEGRANTE DA ESTRATÉGIA “4R” DA BUSINESS UNIT DE ECONOMIA CIRCULAR DA STELLANTIS – REFABRICAR, REPARAR, REUTILIZAR E RECICLAR.
De acordo com a Stellantis, o programa de reciclagem de VFV irá contribuir para aumentar em 10 vezes as receitas decorrentes da reciclagem e quadriplicar as receitas de peças até 2030, em comparação com 2021, tendo como objetivo gerar mais de € 2 mil milhões em receitas em 2030, conforme descrito no plano estratégico “Dare Forward 2030” da Stellantis.