Stellantis investe no maior projeto de lítio do mundo

21/08/2023

A Stellantis, consórcio liderado pelo português Carlos Travares, investiu mais de 100 milhões de dólares para o desenvolvimento do maior projeto mundial geotérmico de lítio na Califórnia, apostando na descarbonização das cadeias de abastecimento e na produção de veículos elétricos a bateria.

O novo acordo celebrado com a Controlled Thermal Resources Holdings Inc. (CTR) inclui o aumento do fornecimento inicial de hidróxido de lítio para baterias – de 25.000 para 65.000 toneladas métricas por ano, a partir de 2027 –, sendo expetável que a capacidade total de recursos possa atingir até 300.000 toneladas métricas de carbonato de lítio equivalente por ano.

O projeto irá recuperar lítio de fontes geotérmicas usando energia renovável para produzir produtos de lítio para baterias mais ecológicas, através de um processo totalmente integrado, eliminando a necessidade de tanques de evaporação, minas a céu aberto e/ou processamento de lítio alimentado por combustíveis fósseis.

Como parte do plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis anunciou planos para alcançar 100% de vendas BEV nos automóveis de passageiros na Europa e 50% de vendas BEV nos automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros nos Estados Unidos até 2030. Para atingir estes objetivos de vendas, a empresa está a garantir aproximadamente 400 GWh de capacidade de baterias, apoiada por seis fábricas de baterias na América do Norte e na Europa. A Stellantis está no caminho certo para se tornar uma empresa de zero emissões líquidas de carbono até 2038, incluindo todas as áreas da empresa, com uma compensação percentual de um dígito das restantes emissões.

“Este investimento substancial na CTR por parte da Stellantis constitui um marco extraordinário para a nossa empresa e solidifica ainda mais os nossos esforços para apoiar a produção sustentável de baterias para veículos elétricos”, afirmou o Diretor Executivo da CTR, Rod Colwell. “Com a adoção de veículos elétricos em rápido crescimento nos EUA e em todo o mundo, nunca foi tão importante garantir que os materiais das baterias sejam obtidos e produzidos de forma responsável. Através da localização da cadeia de abastecimento de baterias, podemos minimizar os riscos associados e criar milhares de empregos numa comunidade desfavorecida. Aplaudimos a liderança da Stellantis e esperamos trabalhar em conjunto para estabelecer novos padrões de referência na indústria em termos de fiabilidade, eficiência e sustentabilidade.”