Stellantis traz uma nova marca de elétricos para a Europa

26/03/2024

O Grupo Stellantis considera a possibilidade de construir automóveis elétricos para o seu parceiro chinês Leapmotor na Polónia.

 

A Stellantis poderá começar a produzir automóveis elétricos para o seu parceiro chinês Leapmotor na Polónia antes do final de junho. A produção poderá estar a funcionar já no segundo trimestre de 2024, segundo avança a Reuters.

Segundo esta agência noticiosa, a Stellantis planeia construir o pequeno elétrico T03 da Leapmotor na sua fábrica em Tychy. O Fiat 600e, entre outros, também está a ser produzido nesta fábrica desde o ano passado.

A LEAPMOTOR INTERNATIONAL ESTÁ SEDIADA NOS PAÍSES BAIXOS E DEVERÁ TORNAR-SE OUTRA MARCA DO STELLANTIS GROUP PARA AUTOMÓVEIS ELÉTRICOS DE BAIXO CUSTO.

A Reuters refere ainda que a chamada tecnologia semi-knocked-down deverá ser utilizada para este pequeno automóvel elétrico. Isto implica a montagem final de kits que já vêm parcialmente montados em veículos acabados. Por enquanto, os dois fabricantes de automóveis não comentaram a informação.

O T03 tem 280 km de autonomia (WLTP) e já está a ser importado para alguns mercados europeus, como a França, e é vendido a preços a partir de cerca de 20.000 euros. A Leapmotor também está a planear vender o modelo SUV C10 na Europa, especificamente na Alemanha, França, Itália e Espanha. Não há informações sobre o mercado português, mas parece-nos que não é uma hipótese a descartar.

Em fevereiro, surgiram rumores de que a Stellantis poderia produzir automóveis elétricos para o seu novo parceiro chinês Leapmotor. Na altura, porém, os rumores centravam-se na fábrica de Mirafiori, em Itália. Esta notícia também se baseava em informações de fontes internas. De acordo com este relatório, até 150.000 unidades poderiam ser montadas anualmente em Itália a partir de 2026 ou 2027.

A EMPRESA COMUM TEM COMO OBJETIVO VENDER 500 MIL ELÉTRICOS FORA DA CHINA ATÉ 2030.

NA CHINA, A LEAPMOTOR PRETENDE VENDER UM MILHÃO DE AUTOMÓVEIS ELÉTRICOS POR ANO A LONGO PRAZO.

Em outubro de 2023, o Stellantis investiu 1,5 mil milhões de euros na Leapmotor e adquiriu uma participação de 20% no construtor chinês. O acordo incluiu também a criação de uma empresa comum denominada Leapmotor International, na qual a Stellantis detém 51% e a Leapmotor 49%. Na altura, ambas as partes anunciaram que a empresa comum teria “direitos exclusivos de exportação, venda e fabrico de produtos Leapmotor fora da China”.

O plano da Stellantis consiste em utilizar o “ecossistema de veículos elétricos altamente inovador e rentável” da Leapmotor na China, o que, segundo uma fuga de informação antecipada, se refere provavelmente à plataforma Leap 3.0 do fabricante chinês que foi apresentada no salão IAA, em Munique, em setembro. Na estreia, a Leapmotor sublinhou que estava aberta à cooperação, uma vez que a empresa não queria apenas construir automóveis, mas também tornar-se “um fornecedor de tecnologias de base para veículos elétricos”, como referiu na altura Zhu Jiangming, CEO da Leapmotor.