Um dos nomes mais reputados do setor automóvel, Steve Nichols, apresentou o seu primeiro superdesportivo, que é também uma homenagem ao emblemático McLaren M1A. Denominado N1A, este modelo com motor V8 atmosférico e tração integral vai ser produzido pela marca recém-estabelecida pelo conceituado designer, a Nichols Cars.

Estabelecida em 2017, a Nichols Cars é uma marca criada com base na experiência e competências técnicas de Steve Nichols, que foi um dos designers principais de alguns dos monolugares mais vitoriosos de Fórmula 1 durante a década de 1980, sendo um dos pioneiros da introdução da fibra de carbono para diversos elementos dos carros de competição. Ao assumir o cargo de designer principal da McLaren em 1987, o primeiro projeto da sua autoria foi o MP4/3 que deu a Alain Prost três triunfos e à equipa o segundo posto no Mundial de Construtores, atrás da Williams. Em 1988, o pináculo da sua carreira foi o MP4/4 com que Ayrton Senna e Alain Prost dominaram a temporada, com 15 triunfos em 16 corridas.

Com passagens posteriores por outras equipas, Nichols retirou-se da esfera competitiva na década de 1990 para se dedicar ao seu sonho de criar um desportivo com base nos carros da década de 1960, que sempre considerou serem os melhores alguma vez criados. Dessa forma, o N1A pretende ser uma evocação direta dos desportivos de antigamente, com poucas ajudas eletrónicas à condução e foco máximo na ligação entre a máquina e o condutor.

A versão de produção foi agora apresentada, com o N1A a revelar as suas características definitivas, como a carroçaria com recurso a painéis em fibra de carbono com grafeno, enquanto a inspiração no M1A resultou em grupos óticos reconhecíveis e aerodinâmica eficiente e mais elaborada do que no caso do modelo que serviu de inspiração, o qual tinha apenas 551 kg. Disponível em versões subsequentes M1B e M1C, este modelo destacou-se nos campeonatos americanos de velocidade Can-Am, ganhando nome ao longo dessas mesmas participações.

O N1A e a sua carroçaria altamente rígida incorporam alguns desses ensinamentos, com o design esculpido no túnel de vento de MIRA, naquele que é um dos locais mais avançados do mundo para o desenvolvimento de conceitos aerodinâmicos de ponta.

John Minett, que é o CEO da Nichols Cars, também tem a sua quota-parte de relevância para a concretização deste projeto, na medida em que foi necessário contar com o apoio de diversos fornecedores e parceiros, algo em que também ajudou.

Interior inspirado no carro de Senna

Por dentro, a abordagem muito minimalista revela proximidade visual com os automóveis de competição, nomeadamente, com alguns detalhes inspirados no MP4/4 de Senna e Prost, como o punho da alavanca da caixa de velocidades ou o banco do condutor bastante reclinado. Isso faz com que a dianteira seja muito baixa para que o condutor consiga ver a estrada por diante, mantendo-se perto do solo, com maior entrosamento, dessa forma.

O controlo de tração é de série, com a direção assistida e o ABS (variável) a serem opções, dando assim clara impressão de que é um automóvel desportivo para puristas e sem se dedicar aos ecrãs táteis que predominam na indústria.

Motorização das antigas

O mesmo pode ser dito da motorização, um V8 atmosférico de 7.0 litros que foi desenvolvido pela Nichols Cars, mas que teve como ponto de partida um bloco LS3 da General Motors (GM), recebendo novidades específicas como pistões e bielas à medida. O motor beneficia ainda de sistema ‘drive-by-wire’ de comando eletrónico do acelerador e de carter seco para performances elevadas. A potência total ronda os 650 CV, oferecendo assim quase 700 CV por tonelada, uma vez que o seu peso fica pelos 900 kg. Cada motor do N1A será produzido de forma artesanal pelos especialistas da Langford Performance Engineering (LPE) nos mesmos moldes que os antigos motores V8 e V10 de Fórmula 1 que são também restaurados naquelas instalações.

Está associado a uma caixa de velocidades manual de seis velocidades desenvolvida pelos especialistas da Dana Graziano.

Quanto ao chassis, o N1A contará com pneus de baixo perfil Michelin Pilot Sport Cup 2 de 19 polegadas à frente e de 20” atrás. A suspensão é independente nos dois eixos, com barras estabilizadoras também de série para uma maior precisão e rigidez em curva.

A versão de lançamento será a de topo com motor de 7.0 litros e limitada a 15 unidades, cada uma em evocação dos 15 triunfos do MP4/4, mas a produção total não irá superar as 100 unidades, de forma a manter a sua exclusividade.

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